Palestra traz mais esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Associação do Transporte Escolar de Manhuaçu realizou na noite desta quinta-feira, 13, a palestra sobre o Autismo, com o objetivo de compreender o autista e as comorbidades associadas. O tema foi direcionado aos profissionais de transporte escolar, que estão em busca de conhecimento, para oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor.
Para falar sobre o tema tão atual, que merece ser discutido em todas as camadas, a convidada foi a vice-presidente da Associação de Mães e Amigos do Autista de Manhuaçu (AMAAM), Neiliana Medeiros. A palestrante abordou sobre a importância de toda a sociedade ter conhecimento para lidar com o autista, conscientizar e contribuir para o entendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater o preconceito e a discriminação, promover inclusão e acolhimento, além de estimular a busca por diagnóstico e, a aceitação do transtorno pela pessoa e pelos que com ela convivem.
Neiliana Medeiros falou também sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), caracterizado por comportamento agressivo e desafiador e, algumas crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam sintomas semelhantes ao TOD, sendo que muitas delas podem manifestar ambos os transtornos. “Que bom sentir à vontade deles em querer saber sobre o Autismo. Esses profissionais do transporte escolar lidam diariamente com alunos autistas. Precisam saber como comportar diante de uma situação delicada. A iniciativa deles é digna de aplauso. Estão preocupados com a inclusão e o acolhimento”, ressaltou Neiliana Medeiros.
Os motoristas ficaram entusiasmados com o tema, além de aprenderem mais sobre o Autismo e, a maneira adequada para compreender melhor as pessoas que têm o diagnóstico. A presidente da Associação do Transporte Escolar de Manhuaçu, Goreti Barros e o vice-presidente, Flávio do Carmo ficaram felizes com a participação de todos.
Congresso sobre Autismo inicia em Viçosa
Por ser uma estudiosa no assunto, Neiliana Medeiros foi convidada para palestrar neste sábado, 15, no III Congresso Nacional de Saúde e Educação sobre Autismo, que inicia nesta sexta-feira,14, em Viçosa.
O evento vai reunir especialistas, educadores, familiares e profissionais de saúde, para somar conhecimentos e fortalecer as redes de apoio, nesses dois dias transformadores de aprendizado, conexão e muita inspiração.
“Como mãe atípica estou sempre em busca de conhecimento, porque não sabemos tudo. A cada dia surge algo relacionado ao autismo. Recebi o convite e estarei amanhã (sábado), compartilhando experiência, para construirmos um futuro mais acessível e acolhedor para todos”, detalha Neiliana Medeiros. (Eduardo Satil)