Paróquia São José é instalada em Manhuaçu
Na tarde deste domingo, 18, uma missa festiva marcou o momento singular para a Comunidade São José, com sua elevação à paróquia. Emoção, realização de um sonho antigo, fortalecimento da fé a São José e a tradição que mantém a comunidade há 6 anos, desde que foi criada em 02 de outubro de 2015. Tudo aconteceu depois do empenho de todos na construção da igreja, que fica entre os bairros Bela Vista e Lajinha, o número de fiéis aumentou de forma significativa, bem como a frequência das comunidades vizinhas.
A cerimônia, que marcou a história da comunidade foi celebrada a Solene Ação Litúrgica de instalação da Paróquia São José, contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, vários sacerdotes da Diocese, Sacramentinos e representantes das comunidades, que passarão a pertencer a nova paróquia. O momento marcou também a posse do seu primeiro pároco, padre Willis de Oliveira Gama.
A Paróquia São José, agora desmembrada da Paróquia São Lourenço conta com 17 comunidades, sendo 4 comunidades no setor urbano: Santa Luzia, Bom Jardim, Ponte da Aldeia e Vila Boa Esperança.
A concretização do processo, para a criação e elevação da Comunidade São José à Paróquia foi bastante rápido, a partir da manifestação dos participantes da comunidade e a Paróquia São Lourenço, bem como a vontade da Diocese de Caratinga, através do Conselho Presbiteral para criá-la.
Para o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, a criação de mais uma paroquia na Diocese demonstra a fé do povo e, uma resposta a missão da evangelização. “Com a criação da Paróquia São José, teremos uma vida paroquial mais intensa. Desde a reunião, que aconteceu com os representantes da comunidades e lideranças, pude perceber o entusiasmo para desenvolver a nova paróquia. Agradeço aos padres sacramentinos pela atuação corajosa, semeando boa semente por onde passam”, ressaltou Dom Emanuel Messias.
Posse do novo padre
Durante a celebração festiva aconteceu a posse de padre Willis de Oliveira Gama, como novo e primeiro pároco da Paróquia São José. Ele é natural de Pocrane e tem 36 anos. Até o dia 4 de julho, exercia a função de pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Carangola. Lá foi o primeiro pároco durante 7 anos, desde sua criação, em 12 de abril de 2014. Em sua fala, padre Willis de Oliveira destacou que estará com o mesmo entusiasmo frente à nova paróquia. “Me alegro com todos vocês o agora e, o ensaio de celebrar o depois. Agradeço aos sacramentinos por espalhar a fé. Somos uma paróquia e resta trabalharmos unidos, para que o Reino esteja entre nós”, disse o novo pároco.
Ao final da celebração, as comunidades presentes prestaram homenagem à Dom Emanuel Messias, aos padres sacramentinos Rafael Henrique e Carlos Altoé, pelos anos de caminhada e, ao padre Willis de Oliveira na acolhida. Representantes da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Carangola, também participaram da celebração e prestaram homenagem ao sacerdote, que esteve à frente da paróquia, dinamizando sua vida paroquial durante sete anos. Todos desejaram a ele boa sorte na nova missão, para o fortalecimento da Paróquia São José.
Eduardo Satil