Paróquia São Lourenço celebra o Dia do seu Padroeiro o “Mártir da Fé”

Em missa festiva na noite desta quinta-feira,10, a comunidade católica celebrou o Dia do Padroeiro de Manhuaçu. Também nesta data celebra o aniversário de 60 anos do 11º BPM, instalado em 10 de agosto de 1963 com o nome de “Sentinela do Caparaó”.

Os fiéis concentraram em frente à Igreja Matriz São Lourenço, de onde saíram em procissão, que percorreu as principais ruas até ao JK. A procissão retornou para a Matriz, onde aconteceu a missa campal.

A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Mundinho (Superior da Congregação dos Missionários Sacramentinos), concelebrada pelos Padres Carlos Altoé (pároco São Lourenço) e Rafael Henrique. Várias comunidades pertencentes à paróquia participaram das celebrações diárias ao novenário a São Lourenço e, a festividade em homenagem ao Dia do Padroeiro.

Durante a homilia, Padre Mundinho destacou sobre São Lourenço, que viveu no Século III. O seu testemunho vai além do período histórico em que, o diácono da Igreja de Roma viveu. A fé, seu testemunho e a entrega a vida da Igreja. Viveu em Roma, dedicou sua vida aos pobres e, assim viveu como Diácono trabalhando com dedicação ao povo, e servindo a Igreja. Foi queimado vivo devido a sua entrega, por causa de um ideal, bem como a virtude, o entusiasmo que levaram Lourenço à perfeição ao amor. “A Igreja que o Papa Francisco quer é exatamente que, os sacerdotes estejam a serviço. Precisamos viver assim como São Lourenço, com nossa vida voltada à comunidade, sermos presença positiva, casa acolhedora para fortalecer a fé e, a caminhada eclesial. A igreja torna- se interessante para uma convivência harmoniosa e, o Papa sempre diz sobre a unidade e a igreja precisa estar em todos os lugares, para uma Igreja em saída”, disse o sacerdote.

Ao final da celebração, o pároco da Matriz de São Lourenço, Padre Carlos Altoé agradeceu o envolvimento de todas as comunidades, que participaram e, a dedicação dos fiéis que fez toda a diferença, sobretudo, durante o novenário até a realização da Festa ao Padroeiro.

Para encerrar as atividades do Dia do Padroeiro, os fiéis acompanharam uma belíssima apresentação e show com o Padre Ezequiel Dal Pozzo, que embalou o público com belíssimas canções.

Eduardo Satil