Polícia Civil localiza golpista do PIX em Manhuaçu
O adolescente foi localizado, no momento em que aplicava mais um golpe
Em ação coordenada pela 6° Delegacia Regional de Manhuaçu, através da Delegacia Adjunta de Falsificações e Defraudações, policiais civis apreenderam nesta quarta-feira, 8, um menor de idade (17 anos), por cometimento de ato infracional análogo ao crime de estelionato.
O jovem adolescente vinha aplicando vários golpes, em estabelecimentos comerciais da região. O golpe funcionava da seguinte forma: ele fazia contato com os estabelecimentos via aplicativo WhatsApp, efetuava pedidos de diversos itens e para demonstrar o pagamento, o mesmo montava um comprovante de PIX em programas de edição de imagens e enviava para suas vítimas. Elas, achando que já haviam recebido o pagamento, entregavam os bens em vários endereços citados por ele em Manhuaçu.
Após uma das vítimas perceber, que tal menor estaria usando dessa artimanha em seu estabelecimento desde abril/2022, totalizando um prejuízo de mais de R$1.000,00 e, além disso tentar realizar outra compra da mesma forma nesta quarta-feira,8, inclusive já tendo encaminhado o comprovante fraudulento, as ações policiais foram realizadas ações e resultaram na apreensão do menor suspeito, que estava de posse dos bens.
A Polícia Civil orienta aos proprietários de estabelecimentos comerciais da região, que praticam a venda através da modalidade PIX, que confiram na conta bancária se a quantia monetária referente à venda tenha sido creditada, antes de enviar ou entregar os bens para o comprador.
As investigações e a ação policial foram coordenadas pelas Autoridades Policiais Dr. Felipe de Ornelas Caldas, Dra. Adline Ribeiro de Mello Rodrigues, Dr. Guilherme Mariano Caldeira, Inspetor Hernesto Francisco da Silva e Subinspetor Lucas Garcia de Oliveira e, realizadas pelos Investigadores de Polícia Renata dos Santos Paula, Luiz Guilherme dos Santos Azevedo e Victor Neves Gomes de Oliveira.
Eduardo Satil/informações PC