Polícia Militar de Meio Ambiente flagra crime ambiental em Manhuaçu
A Policia Militar de Meio Ambiente recebeu informações de que estaria acontecendo um desmate na zona rural do município de Manhuaçu e que estariam utilizando escavadeiras hidráulicas para derrubar as árvores.
De imediato, as equipes do Policiamento de Meio Ambiente deslocaram para o local, tendo então, deparado com uma barreira que obstruía a estrada de acesso ao local do desmate. A intenção era dificultar a ação da Polícia Militar e permitir que os infratores fugissem do local, contudo, tal obstáculo não impediu o avanço dos policiais que, transpondo o obstáculo lograram êxito em localizar os operadores das máquinas no local do crime ambiental.
Os responsáveis pelo terreno foram identificados e localizados e esses proprietários e os operadores das máquinas foram presos em flagrante delito por destruir floresta do Bioma Mata Atlântica, em estágio médio de regeneração e em área de preservação permanente. No local há uma mina d’água e esse recurso hídrico foi severamente afetado, bem como o habitat da vida animal foi prejudicado diretamente pela ação dos infratores.
A ação da Policia Militar impediu que os infratores prosseguissem com o desmate, pois a intenção deles era prosseguir desmatando toda a área de mata da propriedade, o que provocaria a derrubada de grande área de vegetação já em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica.
Da ação policial 05 pessoas foram presas em flagrante delito, 02 escavadeiras hidráulicas e uma caminhonete Fiat/Strada foram apreendidas. Além das responsabilidades criminais, a empresa proprietária das máquinas e os autores, inclusive os operadores das máquinas, foram autuados administrativamente em mais de 70 mil Reais e responderão também a processo cível.
As pessoas que se envolvem na pratica de delito ambiental são responsabilizadas criminalmente, administrativamente e também civilmente e isso inclui aqueles que são proprietários, os prestadores de serviço e também os funcionários que atuam a mando do proprietário ou empreendedor.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 do disque denúncia ou em caso de flagrante pelo telefone 190.