Polícias Militar e Civil lançam campanha Agosto Lilás alusiva à Lei Maria da Penha
Para celebrar os 15 anos de existência da Lei Maria da Penha, as Polícias Militar e Civil realizaram na manhã de hoje (segunda-feira,9), o lançamento da campanha Agosto Lilás, que será dedicado à conscientização de toda a sociedade, sobretudo às mulheres, quanto à violência doméstica.
O lançamento da campanha ocorreu no centro de Manhuaçu, contou também com a presença da prefeita, Maria Imaculada e das vereadoras, Eleonora Maira e Mariley Batista. Além de policiais das duas instituições, que têm realizado todo um trabalho voltado para a redução da violência doméstica.
A campanha Agosto Lilás contará com uma programação especial, com a finalidade de atingir ao máximo de pessoas, para que todos possam ajudar de maneira significativa e, assim evitar que os crimes contra a mulher continuem acontecendo.
Durante o lançamento da campanha, as participantes realizaram uma blitz educativa, com distribuição de panfletos com orientações importantes, que chama a atenção para a violência contra a mulher, que pode se manifestar de várias maneiras. A violência pode ser psicológica, virtual, sexual, moral, física e patrimonial. O panfleto também destaca a FRIDA (31)99410-0807), em que a vítima pode acionar os órgãos de segurança pública, caso esteja em risco.
Para o subcomandante do 11º BPM, Major Schuab, as atividades do mês de agosto estarão voltadas, para conscientizar e prevenir os casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. Com isso, torna-se importante o engajamento de toda a sociedade, no sentido de oferecer denúncia sobre os casos que ficam ocultos. “Contamos hoje com o trabalho da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que acompanha os casos que ocorrem. Através desse trabalho constante, há 1 ano e 7 meses não temos registro de violência doméstica”, destaca Major Schuab.
A responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, delegada Adline Ribeiro, disse que, desde o início da pandemia muitas pessoas ficaram confinadas e, assim surgiu o projeto “Chame a FRIDA”, criado pela escrivã Ana Rosa, que sido um grande sucesso. “Há 1 ano e 7 meses sem crimes contra a mulher (Feminicídio), nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. A parceria com a sociedade civil, também é fundamental. Os 15 anos da Lei Maria da Penha vem fortalecer a nossa ação e, não aceitamos violência contra a mulher”. Frisa a delegada, Adline Ribeiro. Em breve, a Delegacia da Mulher contará também, com um ambiente mais amigável e acolhedor, para a mulher, vítima de violência doméstica.
A prefeita Maria Imaculada enalteceu o trabalho das Polícias Civil e Militar e, a parceria estabelecida para que todas as ações sejam efetivadas e tragam bons resultados. “Estamos sempre à disposição, para que sempre ocorra o melhor. O trabalho em parceria fortalece, para que tenhamos dias melhores, com o propósito de oferecer total proteção às mulheres”, disse a prefeita.
Eduardo Satil