Reportagem em vídeo: Ponte da Vargem Alegre é entregue à comunidade com festa
Após sete anos de espera foi finalmente inaugurada a ponte de acesso à Barra de Jaguaraí, que liga a comunidade à MG 111, em Vargem Alegre (Barreiro), na manhã desta quarta-feira, 1º de maio. Foi totalmente construída, tendo 40 metros de cumprimento por 5 de largura, com estrutura alta para evitar que seja atingida pelas águas do Rio Manhuaçu. A inauguração contou com a presença da prefeita, Maria Imaculada, vice-prefeito, Nailton Heringer, Secretariado, além do presidente da Câmara, Gilson Cesar, vice-presidente, Allan do Alaor, vereadores Rose Mary, Administrador Rodrigo, Inspetor Linhares, Juninho Enfermeiro, Cleber Benfica, convidados e moradores das comunidades da Barra do Jaguaraí, Vargem Alegre e adjacências, que fizeram questão de prestigiarem o momento tão singular. Padres Paulo Rogerio e Lucas deram as bênçãos à nova ponte.
Desde janeiro de 2017, os moradores do Barreiro, Barra do Jaguaraí e Vargem Alegre começaram a alertar para a situação da ponte sobre o Rio Manhuaçu, que estava tomada por um acúmulo de mato em sua base, que impossibilitava a passagem do fluxo da água, lixo e até animais mortos. Com isso, a água foi desviando para as laterais e acabou provocando uma cratera na cabeceira da ponte, que não suportou e partiu. Por várias vezes houve o reparo, mas, durante uma forte chuva, os moradores adjacentes despertaram com o barranco descendo e uma nova cratera se formou e a ponte foi interditada. Começava para todos os moradores da localidade uma batalha.
Muitas reuniões, mobilizações e manifestações foram realizadas, com o objetivo de sensibilizar os prefeitos de Manhuaçu e Reduto à época, para encontrarem uma solução e construírem uma nova ponte, para passagem de veículos e o escoamento da produção. Durante todo esse tempo, eles tiveram de utilizar outras passagens. De pouco a pouco, as comunidades foram se unindo, para cobrarem de maneira incessante os governantes a olharem a precariedade da ponte.
Assim que o morador da localidade, Allan do Alaor assumiu uma cadeira na Câmara de Manhuaçu, a luta tornou-se mais assídua para que o projeto saísse do papel. No dia 27 de outubro de 2021, a prefeita Maria Imaculada assinou a ordem de serviço, para o início das obras da ponte do Barreiro, que, inicialmente era um desafio para a engenharia tendo em vista ser um local arenoso, solo frágil para erguer os pilares da ponte. Os anseios da comunidade, para ver a construção chegar ao fim aumentava a cada dia.
Alguns percalços inviabilizavam o início da construção. Mas, em março de 2023, uma empreiteira assumiu o serviço, com data de conclusão em 10 de março de 2024. Foi finalmente entregue para as comunidades, que agora sentem aliviadas.
Ao falar sobre a execução da obra, a prefeita Maria Imaculada destacou que foram muitos os desafios, para cumprir o compromisso feito com os representantes das comunidades, que reuniram diversas vezes na busca de solução, cobrando uma ponte que pudesse oferecer segurança e facilidade a todos, que dependem passar por ali. “Hoje, com muita alegria, a administração entrega a vocês uma obra cara, porém, uma nova estrutura capaz de suportar peso. Todos podem passar tranquilamente na ponte, que era um anseio de todos os moradores da localidade do Barreiro”, destacou Imaculada.
Em seu discurso, o vereador Allan do Alaor, que mora na comunidade se emocionou ao lado de seus familiares, ao relembrar da luta e angústia pelo tempo passado. Lembrou de seu pai, Alaor José Quintão, que faleceu em 4 de dezembro de 2021 e, sempre dizia que gostaria de ver a ponte construída no mesmo lugar. Lembrou também do amigo, Guilherme Anselmo, que deu os primeiros passos após a queda da ponte. Foi responsável por mobilizar toda a comunidade para reuniões, manifestações, chamar a atenção das autoridades, sobretudo, para mostrar que os alunos se arriscavam para atravessar o rio de “bote”, até a MG 111. “Tudo isso que está acontecendo aqui hoje, é fruto da união das comunidades. Estou feliz, por saber que nosso esforço valeu a pena. Agradeço ao Guilherme Anselmo, que foi um líder que fez a diferença. Agradeço também a prefeita Imaculada, Secretários Municipais, aos funcionários e todos que acreditaram que o sonho seria realidade”, ressaltou o vereador.
Como forma de homenagear a família e a comunidade, o vereador Juninho Enfermeiro elaborou o projeto, juntamente com os vereadores, Gilson Cesar, Rose Mary e Inspetor Linhares, denominando a ponte do Barreiro de “Ponte Alaor José Quintão”, ilustre morador da comunidade, pai do vereador Alan e muito querido por todos. Alaor José Quintão faleceu em dezembro de 2021.
Confira a reportagem em vídeo com Téo Nazaré:
Eduardo Satil\Fotos aéreas: Delano Cortes