Prefeitura de Fabriciano inicia pavimentação da estrada da Serra dos Cocais
A Prefeitura de Coronel Fabriciano iniciou a primeira etapa da pavimentação da estrada da Serra dos Cocais, zona rural. Aguardada há décadas, a obra é realizada do trecho da comunidade de Cocais de Baixo, próximo ao Monumento dos Tropeiros, sentido Centro da cidade.
Nesta sexta-feira, 3/12, a equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos já trabalhava no local. Para a pavimentação da primeira parte da estrada serão reutilizados cerca de 10 mil m² dos bloquetes (pisos intertravados) que estão sendo retirados do Centro de Fabriciano. Após o piso ser devidamente assentado, a estrada terá aproximadamente 3 quilômetros de calçamento.
“Primeiro é feita a preparação da base, que é o nivelamento e compactação, para depois instalar o novo pavimento. Vale lembrar que os bloquetes estão em ótimo estado de conservação e serão transportados para cá à medida que a obra avançar gradativamente. Este trecho que começamos hoje é só o início das obras de pavimentação da estrada”, explica o gestor da pasta de Obras, Fabrício Farias.
Ele ainda salienta que não haverá impedimento de fluxo de veículos durante os serviços na estrada. O trecho em obras é realizado com recursos próprios do município.
Mais investimentos
O prefeito Dr. Marcos Vinicius antecipou que o município aguarda a liberação de R$ 4 milhões para o projeto de revitalização completa da estrada, começando pelo Portal Principal sentido Serra dos Cocais. “Já concluímos o projeto, que está em processo de licitação para darmos a ordem de serviços. Nossa expectativa é está com duas frentes de obras para a pavimentação da estrada da Cocais em 2022”, conclui Dr. Marcos Vinicius.
Turismo e Agricultura
A pavimentação dos 3 quilômetros de estrada da Serra dos Cocais também vai significar menos tempo para chegar à cidade, além do conforto e segurança para quem transita pelo trecho. “Tem mais de 40 anos que esperamos por estas melhorias. Em geral ‘desço’ para a cidade 3 vezes por semana, o que leva uns 30 minutos. Mas quando a estrada está ruim, o tempo chega triplicar”, relata José Carlos Alves, proprietário de uma fazenda no local.
Segundo o vice-prefeito Sadi Lucca, que acompanhou o início dos trabalhos, ao melhorar a mobilidade o município também melhora o escoamento da produção rural e também incentiva o turismo. “O trecho em questão é apenas o começo. Tão logo o município consiga a liberação de recursos, as melhorias vão avançar na recuperação e pavimentação da estrada do Cocais”, reforça.
Já o diretor de Turismo de Fabriciano, Waldiney Renato Vavá, destaca o crescimento do turismo rural e o potencial da Serra dos Cocais. “Hoje temos empreendedores do ramo de hotelaria interessados em investir na Serra, mas que aguardavam justamente a melhoria da estrada, que é um atrativo para os turistas, praticantes de esportes de aventura e comunidade em geral para conhecer e desfrutar das belezas do Cocais”, conclui.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Coronel Fabriciano