Prefeitura e Forças de Segurança arrocham fiscalização em Manhuaçu
Devido a piora dos indicadores da pandemia da Covid-19, nos últimos dias nas macrorregiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste e Centro Sul levou o Comitê Extraordinário do Minas Consciente a decretar a permanência da Onda Vermelha, com várias restrições. Ainda foi determinado que, os órgãos de segurança realizassem uma campanha de conscientização junto à população, para que mantenha o protocolo sanitário, com o uso de máscara e álcool em gel. Também foi deliberado que as cinco macrorregiões, que já estavam na Onda Vermelha adotassem medidas ainda mais restritivas.
Em Manhuaçu, desde sexta-feira, a Prefeitura, Polícias Militar, Civil, fiscais da Secretaria de Fazenda e Vigilância Sanitária estão intensificando as ações de fiscalização nos estabelecimentos, conferindo alvarás e, ainda realizam a campanha de distribuição de máscaras. O trabalho está acontecendo nos distritos e sede do município.
Ainda está determinado pelo Comitê Extraordinário Minas Consciente que, a combinação da “Incidência” e “Espera por Atendimento” são dois indicativos, que apontam piora nos âmbitos epidemiológicos e assistenciais. Para frear a disseminação do vírus, o município adotará medidas, que passam a vigorar neste domingo (6), com as seguintes restrições:
– Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
– Alimentação em bares e restaurantes limitada até as 19h (após este horário, apenas delivery), sem retirada em balcão.
Ação definida e cumprida
A noite de sábado (5) e a madrugada deste domingo (6) foram de trabalho intenso, para os agentes que trabalham na fiscalização e Polícia Militar. Eles percorreram diversas localidades do município, com a finalidade de averiguar estabelecimentos abertos sem o mínimo de cuidado, bem como os que já foram notificados quanto a conduta de desrespeito ao protocolo sanitário. De acordo com o Comandante do Décimo Primeiro Batalhão, Ten. Cel. Luciano Reis, em casos de desrespeito do cidadão em não utilizar máscara, ele poderá ser conduzido com base no Artigo do Código Penal e, consequentemente terá de justificar perante ao Juizado Especial de Pequenas Causas.
A prefeita Maria Imaculada também foi categórica durante entrevista de que, caso a fiscalização encontre comércios já notificados, funcionando sem as medidas determinadas de segurança, o estabelecimento será fechado e para reabrir, o proprietário terá que procurar a Justiça.
Todas essas medidas se tornam essenciais, devido ao quadro crítico que o município apresenta. A Unidade de Apoio Respiratório (UAR) está trabalhando com sua capacidade máxima, com procura constante de pacientes. Hoje são 180 consultas realizadas diariamente. O hospital Cesar Leite, também segue com 100% dos leitos ocupados na ala Covid-19.
Eduardo Satil