Prefeitura fiscaliza bares e inspeciona alvarás de funcionamento
Devido ao número de casos de contaminação registrados nos últimos dias, a prefeitura de Manhuaçu mobilizou fiscais da Secretaria de Fazenda e Vigilância Sanitária, agentes de saúde, Polícias Militar e Civil para uma ação, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus A operação presença aconteceu nos distritos de Vilanova, São do Avaí e Dom Correa, para coibir, orientar os comerciantes sobre os cuidados que precisam ter nos locais, além de respeitar o protocolo sanitário e evitar aglomerações. Os fiscais também inspecionaram alvarás de funcionamento dos estabelecimentos.
Em Manhuaçu, vários estabelecimentos foram vistoriados pelos agentes de saúde, fiscais da Secretaria de Fazenda e Vigilância Sanitária. Muitos estabelecimentos já tinham sido notificados em outras ações da fiscalização, por desobediência às normas e ao protocolo sanitário. Alguns tiveram os alvarás cassados.
As ações de fiscalização acontecem em um momento bastante preocupante no município, que registrou nos últimos dias inúmeros casos de contaminação por Covid-19 e, o sofrimento dos profissionais que atuam na linha de frente, desde o início da pandemia. A falta de vagas na Unidade de Apoio Respiratório (UAR) e, na UTI Covid do Hospital Cesar Leite está deixando as autoridades de saúde em desespero.
Relaxamento da população
Desde o momento em que o município regrediu para a Onda Vermelha, a maioria dos comerciantes, estabelecimentos noturnos e a própria população sentiu-se livre. Muitos passaram a permitir a entrada de clientes, sem estarem usando máscara e poucos continuaram seguindo o protocolo sanitário.
Também ficou comum as aglomerações por todos os lados, realização de festas clandestinas e esqueceram as medidas necessárias, para evitar a disseminação do vírus que mata.
A reportagem do Jornal “O Tempo” desta sexta-feira,28, destaca que a maior preocupação do governo de Minas está nas macrorregiões de saúde Sul e Oeste, mas a situação é de alerta em municípios de todo o Estado. Informa ainda que, o levantamento feito por Bráulio Couto, professor de estatística do Centro Universitário UNA, 106 cidades mineiras estão com tendência de crescimento no número de mortes por Covid nos próximos 14 dias – a taxa de mortalidade é calculada dividindo-se o total de óbitos em determinado período pela população. Dentre as cidades que estão em alerta, aparece Manhuaçu, Manhumirim, Lajinha, Ponte Nova, que ficam mais próximas.
Em Manhuaçu, além das ações desta sexta-feira, que serviu para orientação e fiscalização dos estabelecimentos, será feito um acompanhamento pelas equipes de governo quanto a situação dos casos no município. Na próxima terça-feira, 01, o Comitê Extraordinário Covid-19 estará reunindo, para uma avaliação sobre o avanço da doença e o número de pessoas contaminadas. A partir daí, algumas medidas severas poderão ser tomadas.
*Confira a lista de 106 cidades que estão com risco de aumento na mortalidade por Covid, de acordo com levantamento do estatístico Bráulio Couto: São Francisco, Nova Lima, Araçuaí, Carlos Chagas, Miraí, Divisa Alegre, Januária, Novo Cruzeiro, Campos Gerais, São João da Ponte Extrema, Matias Barbosa, Cristais, Timóteo, Ponte Nova, Cambuí, Santana do Paraíso, Campina Verde, Alvinópolis, Rodeiro, Arapora, São Roque de Minas, Sabará, Vespasiano, Guaxupé, Caeté, Ouro Branco, Espinosa, Piumhi, Paraopeba, São José da Lapa, Alpinópolis, Lajinha, Campanha, Felixlândia, Conceição do Rio Verde, Tiradentes, Sobrália, Ipatinga, Manhuaçu, Manhumirim, Itatiaiuçu, Capetinga, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Santa Luzia, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Araxá, São João Del Rei, Leopoldina, Bocaiuva, Diamantina, Monte Carmelo, Ouro Fino, Três Marias, Itamonte, Monte Belo, Gouveia, Miradouro, Claro dos Poções, Iturama, São Gotardo, Jaíba, Mateus Leme, Lima Duarte, Cruzília, Itanhandu, Alterosa, Arceburgo, Salto da Divisa, São Joao Batista do Gloria, Dona Euzébia, Inhaúma, Itajubá, Santos Dumont, Tupaciguara, Borda da Mata, Mar de Espanha, Açucena, Iapu, Bueno Brandão, Itamogi, Prudente de Morais, Rio Acima, Capitólio, Campo Florido, Araguari, Passos, Nova Serrana, Campo Belo, Carmo do Paranaíba, Carmo do Cajuru, Cássia, Bicas, Conceição dos Ouros, Carneirinho, Baldim, Dom Cavati, Guarara, Minduri, Igarapé, Mario Campos, Glaucilândia, Santa Juliana e São Joaquim de Bicas.
Eduardo Satil