Preservação do meio ambiente depende de todos nós
Tem sido cada dia mais desafiador, o trabalho desenvolvido há anos pela Pro Rio Manhuaçu, responsável por cuidar do reflorestamento da área situada na RPPN Irmã Sheila, que fica nas proximidades do Trevo do Cafeicultor. As ações são voltadas para proteção e revegetação nos 14 alqueires de terra, sob a responsabilidade da ONG, que tem desdobrado a fim de evitar que seja destruída. Para a manutenção, a diretoria tem promovido campanha, no sentido de motivar as pessoas a participarem de todas as ações, no trabalho intenso desenvolvido e sempre com a atenção voltada a qualquer situação que venha atingir a reserva.
A cada reunião da Pro Rio Manhuaçu, seus integrantes discutem e buscam alternativas para fortalecer as ações, juntamente com a comunidade, no sentido de garantir proteção à reserva e, ações concretas para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente.
Mesmo com toda a atenção voltada para a conservação da vegetação nativa, com limitação para a entrada de pessoas e animais, a área tem sofrido danos. Recentemente, pessoas até agora não identificadas invadiram a área, furtaram arame, grampos e mourões, que serviam para proteger a área, que recebeu mudas de espécies variadas, em novembro do ano passado.
Esse é um dos principais desafios enfrentados pela Pro Rio Manhuaçu, que enfrenta dificuldade para manter a RPPN totalmente protegida e, que haja conscientização, além do engajamento de todos pela preservação do meio ambiente.
Eduardo Satil