PREVCEL elege novos membros para conselhos Previdenciário e Fiscal

O Instituto de Previdência Própria dos Servidores Públicos de Coronel Fabriciano (PREVCEL) divulgou o resultado das eleições para escolha dos novos membros dos Conselhos Previdenciário e Fiscal para o exercício 2023/2025.

As eleições aconteceram na última sexta-feira, 3/3, no auditório da Prefeitura de Coronel Fabriciano, com ampla participação dos servidores efetivos, tanto da ativa quanto inativos (aposentados e pensionistas) da administração direta e indireta do município.

Foram eleitos como novos representantes:

 

CONSELHO DE PREVIDÊNCIA

SERVIDORES ATIVOS

Titular: Elenoir Carlos Pinto (147 votos)

Suplente: Kláudia Santos Melo (57 votos)

 

SERVIDORES INATIVOS

Titular: Wanderleia Mendes Guedes (79 votos)

Suplente: Marileia de Moura Correa (6 votos)

 

CONSELHO FISCAL

SERVIDORES ATIVOS

Titular: Newton Araújo Aguero (219 votos)

Suplente: Sueli Pereira Firmino (55 votos)

 

SERVIDORES INATIVOS

Titular: Décio Claudio Mendonça Fernandes (83 votos)

Suplente: Sebastiana de Souza Andrade (3 votos)

 

Participação e transparência

Mais de 400 servidores atenderam ao chamado e participaram da eleição. No total, votaram 314 servidores ativos e 90 servidores inativos. Foram 17 candidatos dentre os efetivos (sendo 10 ao Conselho Previdenciário e 7 ao Fiscal) e 4 candidatos dos inativos (2 candidatos para cada conselho).

A organização, lisura e transparência do processo foram elogiadas pelos participantes. “Esta eleição é um marco para o servidor público fabricianense. Todo o processo aconteceu de forma tranquila e organizada e agora é entender melhor as informações e dar nossas contribuições. Isso dá ainda mais transparência, aproxima e fortalece o diálogo, e todos ganham”, disse Eleonir Carlos, Conselheiro Previdenciário eleito, representando os servidores efetivos.

Já Wanderlea Mendes Guedes, Conselheira Previdenciária eleita, representando os servidores inativos, destacou a importância do PREVCEL na vida do servidor efetivo. “O PREVCEL é o futuro de todo o servidor concursado da Prefeitura e Câmara de Coronel Fabriciano. Por isso é muito importante que nós, servidores, estejamos lá dentro compartilhando, conhecendo, aprendendo, e sabendo o que está acontecendo. Daí a importância de levar esta eleição a sério, como foi levada”, resumiu.

Atribuições dos novos conselhos

São atribuições dos conselhos acompanhar e fiscalizar políticas internas, aplicação da legislação (municipal e federal), orçamento, patrimônio e aplicação dos recursos do PREVCEL.

Após serem empossados, os representantes eleitos farão um curso e, conforme a legislação municipal, eles terão um prazo de seis meses para fazer avaliação e obter a certificação em RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), além de serem remunerados pelo serviço prestado.

Os Conselhos Fiscal e Previdenciário são paritários, sendo 2 cadeiras reservadas para os representantes dos servidores públicos (1 para ativos e 1 para inativos) e 2 para representantes do Poder Público Municipal (1 para Prefeitura e 1 para Câmara).

Eleições e apuração

O diretor do PREVCEL, Anderson Bremer, elogiou a participação dos servidores no processo de escolha dos seus representantes. “Nos surpreendemos positivamente com o número de candidaturas e o comparecimento de votantes, o que demonstra o fortalecimento e credibilidade do PREVCEL junto à categoria. Todo o processo aconteceu com extrema lisura, transparência e participação dos interessados, que são os servidores efetivos da Prefeitura e Câmara”, completa.

A apuração aconteceu na sexta-feira, 3/3, após o término da votação, com acompanhamento dos fiscais e candidatos aos conselhos. Já o resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 6/3, no Diário Oficial do município.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Coronel Fabriciano