Professor Daniel é o novo Secretário de Cultura e Turismo de Manhuaçu
O professor Daniel Vieira Ferreira tomou posse, como novo secretário municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu. Ele assume após a vacância do cargo, deixado por Silvério Afonso, no dia 2 de agosto passado. Nesse período, o secretário de Esportes, Victor Rocha respondeu interinamente pela pasta. A posse aconteceu nesta quarta-feira,31.
Daniel Vieira aceitou o convite da prefeita, Maria Imaculada, para coordenar as ações da Secretaria de Cultura e Turismo, considerada importante ferramenta para alancar o município, principalmente no fortalecimento do turismo, parte artística e promover ações culturais. A escolha se deu, devido ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos, sobretudo a aproximação com os jovens, através do ensino profissionalizante, atuação como professor de ensino superior e coordenador de cursos em diversas áreas.
A integração Cultura e Turismo oferece ao município, a oportunidade de somar resultado das duas atividades. O secretário empossado, Daniel Vieira surge num momento singular, para dar sequência ao trabalho realizado pelos antecessores, que deixaram o calendário de festas preparado até o final do ano. Segundo Daniel Vieira, a continuidade do trabalho se estende à vontade de levar leitura às escolas, estabelecer parceria com companhia de teatros de Belo Horizonte, a fim de realizar apresentações em Manhuaçu e motivar os jovens a despertarem para a arte. “A parceria com as escolas, onde os adolescentes começam a descobrir um outro mundo, através da leitura, também pode surgir ali talentos valiosos em todas as dimensões”, detalhe o Secretário de Cultura, Daniel Vieira.
Visão ampla do município para a cultura
O novo Secretário de Cultura e Turismo conhece muito bem o potencial do município e, por isso pensa na fomentação da arte, com a retomada dos festivais de música, a fim de descobrir talentos nas escolas estaduais, municipais e nos lugares mais distantes. Daniel Vieira entende que, a valorização dos jovens é fundamental para uma sociedade mais justa e compreensiva. O incentivo a artistas locais será fundamental, para o fomento da cultura em nossa cidade, com a participação do poder público.
A criação de um projeto norteador para levar cultura aos jovens, através de um roteiro cultural e turístico, também será trabalhado pelo secretário, que assume com muitos desafios pela frente. Assim que assumiu, já reuniu com os expositores da feira de artesanato e, nesta quinta-feira reunirá com os que trabalham na feira gastronômica, para discutir sobre as ações e o que pode ser melhorado. De pouco a pouco, outras instituições serão convidadas para discutirem projetos relevantes para o município.
Banda de música municipal: um projeto maravilhoso
Também está nos planos do novo secretário, a criação de um coral musical, para resgatar crianças que ficam com o tempo ocioso. Perguntado sobre a possibilidade da criação de uma banda de música, o secretário de Cultura não descartou a ideia. Disse que sente essa necessidade e, muitas pessoas com experiência podem ser aproveitadas no projeto. Para Daniel Vieira, a motivação é o ponto principal na nova tarefa, que exige uma visão ampla e coragem para os novos desafios. Ao falar das instituições de ensino superior no município, o secretário disse que pretende discutir com todas elas, alguns projetos que tragam benefício a toda a população. “Pretendo levar a ideia, a fim de fazer parceria com as faculdades, para que os alunos (acadêmicos) possam desenvolver trabalho de campo, que, além de contar como horas complementares, considera-se como “extensão”, para a elaboração de projetos pelos estagiários no campo social e, ainda avaliação pelo MEC como pontuação para a instituição”, ressalta o Secretário de Cultura e Turismo, Daniel Vieira Ferreira.
Eduardo Satil