Projeto APM torna referência regional para municípios vizinhos
A Associação de Polícia Mirim (APM) de Manhuaçu tem colhido bons frutos, desde a sua implantação, para os bons ensinamentos aos adolescentes entre 12 a 17 anos. Criada em 2019, APM tem sido modelo e despertado alguns municípios para implantarem o projeto.
A diretoria da APM recebeu no último sábado,08, a visita de vereadores de Luisburgo e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Espera Feliz, que vieram conhecer o projeto, sua funcionalidade, estrutura e disciplina aplicada aos integrantes da Associação de Polícia Mirim. O município de Caiana também sinalizou interesse em implantar o projeto naquela cidade, como já ocorreu em Caparaó e Alto Caparaó.
Durante a apresentação do projeto, os visitantes ficaram entusiasmados com o trabalho realizado pela diretoria, dedicação, responsabilidade e o foco principal, que é a busca pela formação do cidadão de bem para o futuro. Foi explicado a eles sobre o Regimento Interno da entidade, as regras que devem ser seguidas, o incentivo para que tenham entusiasmo na participação de todas as atividades, além da Casa Escola, que durante a semana oferece cursos variados aos adolescentes, através do projeto Jovem Aprendiz. Alguns já estão inseridos no mercado de trabalho.
Após conhecerem toda a estrutura, as comitivas de Luisburgo e Espera Feliz assinalaram a possibilidade de implantar a APM em seus municípios, com a orientação na parte administrativa e pedagógica de Manhuaçu, para o Projeto Guarda Mirim.
O tesoureiro da Associação de Polícia Mirim, Uilcimar de Oliveira destacou que, em 2019, observando alguns adolescentes de seu bairro passou a ter preocupação com o futuro daquelas crianças, que estavam esquecendo da infância, fazendo insinuação à violência. Junto com o amigo, Luiz Fernando Bento (Alemão), começaram a trabalhar a ideia de criar a Guarda Mirim. “Fico muito feliz, em acompanhar o desenvolvimento de nosso trabalho e, agora outros municípios interessados no projeto, que está se tornando referência na região”, pontua orgulhoso.
Comandante Geral da APM, Sgt. Anízio Gonçalves de Souza, enalteceu o trabalho da diretoria e disse que, a iniciativa dos municípios de Luisburgo, Espera Feliz e Caiana é uma das mais relevantes. Anízio Gonçalves ressaltou a importância do projeto, e disse ter a certeza que os municípios só terão a ganhar com a iniciativa, uma vez que o objetivo do projeto é formar os adolescentes e jovens de bem, através de sua metodologia de trabalho sobre a vida.
A Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu conta também, com o apoio incondicional das Mães da APM. Elas trabalham na preparação do café da manhã, que é servido aos adolescentes, que integram a Guarda Mirim. As Mães da APM ficam de plantão durante todo o tempo, em que as atividades são ministradas. Caso ocorra qualquer situação emergencial, elas estão prontas para entrarem em ação.
Eduardo Satil