Projeto Coamma Mulher é lançado em Manhuaçu
As mulheres estão empoderadas e mostrando que são capazes
No mês em que o calendário marca o dia 8 de março, como sendo o Dia Internacional da Mulher, tantas atividades têm sido realizadas a fim de homenageá-las, e despertar toda a sociedade para a importância e a valorização da mulher. O dia 20 março também ficará marcado para as mulheres de Manhuaçu, através do projeto Coamma Mulher, idealizado para novos desafios e a busca de novos horizontes. O lançamento do projeto aconteceu na noite desta segunda-feira,20, na Casa de Cultura, com a presença da presidente do Coamma, Marinez Bragança, vice-presidente, Eva Lúcia Juvenato, Lúcia Reis (Vicente), presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura, Celeste Fraga e várias convidadas. A palestra sobre a “Importância da Mulher no Contexto Social” foi ministrada pela psicanalista, Jeane Breder.
O objetivo do projeto Coamma Mulher é o de despertar as mulheres, que estão cada vez mais se tornando protagonistas nos diversos setores da sociedade, mas é preciso avançar ainda mais. Com isso, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) abre um novo espaço, para trabalhar novas ideias, projetos que venham fortalecer as ações das mulheres empoderadas, ou seja, sabem o que gostam ou não de fazer e, que sonham alçar voos bem altos. “Temos de mudar a história de nossas mulheres, fazê-las acreditar no potencial que está escondido dentro de cada uma. Elas precisam ser competitivas, demonstrando o mesmo talento que os homens e, além disso trabalham e alcançam resultados”, ressalta Marinez Bragança.
Para a psicanalista, Jeane Breder, os avanços conquistados com luta, ao longo dos anos precisam ser vividos diariamente. A luta das mulheres, que já têm várias conquistas, também precisa continuar em busca de novos horizontes, como foi o direito de votar, estudar e de não serem violentadas em hipótese alguma. A busca para assumirem a liderança e cargos importantes no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais presente e, assim demostra que são capazes. “O que precisa fazer é exatamente fortalecer as ações. Combater desigualdade com igualdade, para ampliação e participação feminina na formulação de políticas públicas, voltadas para esse grupo ajudando a diminuir as desigualdades de gênero. Uma nova história será escrita”, disse Jeane Breder.
As mulheres participantes do projeto Coamma Mulher ficaram entusiasmadas, ao serem despertadas para terem um novo olhar e, assim estarem caminhando juntas, para uma transformação na sociedade e, no mercado de trabalho como um todo, sobretudo, com igualdade.
Eduardo Satil