Projeto Qualidade de Vida e Prevenção lançado em Manhuaçu

Pensando no bem-estar das pessoas, sobretudo aquelas que se apresentam para ingressar na terceira idade, despertou dois professores à idealização de um projeto social em Manhuaçu.

O projeto denominado “Qualidade de Vida e Prevenção” terá como público alvo, pessoas que têm 60 anos de idade, que já começam a ter perda óssea e muscular. Com isso, a atividade física vai proporcionar melhoria para o dia a dia, de quem está vivendo a terceira idade, como um fator importantíssimo na prevenção de doenças e garantir a manutenção da qualidade de vida.

O projeto será desenvolvido pelo professor de Educação Física, Wederson Fraga, “Mestre Zoi” do Grupo Corpo e Ginga e pelos professores, Romilda Guedes e Paulo Roberto, do Centro de Treinamento “Romilda Magoo Guedes”.  O professor conta que, a ideia nasceu a partir de uma conversa com Paulo Roberto, que ficou entusiasmado em oferecer algo que fosse benéfico à saúde de quem está na terceira idade. Sabedor das vantagens que o exercício físico traz como remédio à população idosa, principalmente nesse período de pandemia, Wederson Fraga partiu para a ação.

Durante a apresentação do projeto “Qualidade de Vida e Prevenção” no C.T. Romilda Magoo Guedes, o professor Wederson Fraga (Mestre Zoi) destacou que, o exercício físico ajuda no aumento da imunidade e acarreta o bem-estar. O movimento com os músculos esqueléticos proporciona o equilíbrio da pressão arterial, além de outros benefícios. O exercício físico supervisionado por profissionais, também proporciona aos idosos o aumento da capacidade aeróbia, aumento e manutenção da massa muscular, melhora do perfil lipídico, reduzindo as taxas de gordura do sangue, bem como a prevenção e controle do diabetes. “Queremos que as pessoas tenham uma vida saudável, equilibrada e qualidade de vida na terceira idade praticando exercício físico. O envelhecimento saudável torna mais prazeroso para a pessoa e, também para os familiares”, destaca o professor Wederson Fraga.

As pessoas interessadas em participar do projeto social, não terão gasto com mensalidade. “Podem procurar o Centro de Treinamento, Romilda Magoo Guedes, na Rua Desembargador Alonso Starling, 34, para fazer a inscrição. Devem trazer um documento com foto, para fazer o cadastro”, cita a professora Romilda Guedes. As aulas iniciam na próxima sexta-feira, 13. Por ser uma ação social, o projeto está aberto a parceria com outros profissionais de saúde, para proporcionar as pessoas da terceira idade um envelhecimento saudável.

Eduardo Satil