Realizada a 1ª Conferencia Municipal de Politicas para Mulheres em Manhuaçu

No dia 25 de março, o Movimento CMDM realizou com sucesso a Primeira Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Manhuaçu. O evento, que ocorreu das 12h às 17h no Salão do Sicoob, localizado na Rua Dr. José Fernandes Rodrigues, 490, no centro da cidade, contou com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Março é um mês que inspira reflexões sobre a importância da mulher na sociedade, e esta conferência reforçou essa relevância. A mesa de abertura foi composta por figuras importantes, como a Prefeita Maria Imaculada Dutra, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Sandra Arminda de Melo, a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDM) Rivania de Sousa, a vereadora Adenilza e a Soldado Nataliane Oliveira Soares Heringer, integrante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 11º Batalhão da Polícia Militar.

A Prefeita Maria Imaculada Dutra destacou o sucesso e a importância da conferência, afirmando: “Devemos dar um basta na violência dentro do âmbito familiar. Por isso, ações como esta são desenvolvidas o ano todo, através das Polícias Civil e Militar, além das nossas secretarias municipais.” Antes de declarar aberta a conferência, ela também refletiu sobre a evolução do papel da mulher na sociedade, mencionando sua trajetória de mais de 30 anos na vida pública e a transformação na percepção da participação feminina na política e no mercado de trabalho.

A presidente do CMDM, Rivania de Sousa, e a vice-presidente, Ana Paula, agradeceram aos participantes e enfatizaram a necessidade de reconhecer o papel das mulheres como protagonistas na sociedade. Elas reforçaram a importância de caminhar juntas em prol de políticas públicas que promovam respeito e valorização.

Sandra Arminda de Melo, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, também ressaltou o impacto histórico do evento para o município: “Fico feliz em ver este salão repleto de mulheres, alguns homens também, que querem conversar e debater políticas públicas para fortalecer o papel das mulheres na sociedade.”

A conferência contou ainda com a palestra da advogada e professora Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva, que apresentou os temas dos oito eixos norteadores dos grupos de discussão de propostas. Os eixos abordados foram:

Economia do Cuidado;

Mudanças Climáticas: Impactos e soluções com enfoque nas mulheres;

Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres;

Educação inclusiva, igualitária e democrática;

Saúde integral das mulheres e garantia dos direitos;

Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres;

Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade;

Democratização da comunicação e do acesso à cultura.

Ao final, foram escolhidas sete representantes do município para participar da etapa regional em Muriaé, fortalecendo ainda mais o compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para as mulheres. Este evento marcou um momento histórico para Manhuaçu e reforçou a importância da união e do diálogo na busca por igualdade e justiça.

Acompanhe a cobertura em vídeo com Teo Nazaré, para a TNTV e o Portal Cidade Total:

 

 

Fotos:

Fonte: Secult Teo Nazaré.