Reserva Irmã Sheila sofre com o fogo ardente
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Irmã Sheila, localizada nas proximidades do Trevo do Cafeicultor (B. São Jorge) foi queimada na tarde desta terça-feira, 08. A reserva é mantida pela Fundação Espírita Rodolfo Henriques (FERH), que inicia às margens da BR 262. O incêndio começou na vegetação e, as chamas se alastraram rapidamente pela pastagem e, a área onde foram plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas.
O local protege a vegetação nativa, que estava sendo preservada há 10 anos, pela Ong Pro Rio Manhuaçu, sem medir esforços para conservar a unidade. Por vezes, a reserva já foi invadida, agredida pelo fogo, que surge do lado da rodovia ou na parte mais alta.
Com a secura que está assolando todo o Brasil, a vegetação completamente seca facilita a propagação do fogo, numa proporção considerável, que dificulta a ação dos combatentes. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar concentrou todos os esforços, para debelar as chamas utilizando “abafador”. Com rapidez os bombeiros agiram, para evitar que o fogo alastrasse por toda a área da RPPN.
O responsável pelo acompanhamento de plantio e conservação da área, Ronan Carneiro foi ao local, para acompanhar o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, depois de muito trabalho, as chamas foram debeladas, bem como observado se havia o surgimento de novos focos de incêndio na área afetada.
Eduardo Satil