Reunião itinerante do Consep acontece no bairro Santa Luzia

MANHUAÇU- Cidadania, integração e cooperação para aprimorar a segurança no bairro Santa Luzia. Esses foram alguns dos temas discutidos em reunião promovida pelo Conselho de Segurança Pública (Consep), com o representante da associação, moradores e a Polícia Militar. A reunião itinerante aconteceu na noite desta terça-feira,31.

O objetivo do trabalho com a participação da comunidade, no campo da segurança pública é para que haja ações voltadas para a conscientização dos adolescentes, jovens e adultos, para que possam zelar pelo bairro, e assim terem coragem de denunciar pessoas que levam a insegurança, sobretudo realizando o tráfico de drogas. Dentre os resultados do encontro, foram analisadas iniciativas a serem articuladas, para proporcionar melhorias de segurança às famílias, que residem no bairro. A Polícia Militar tem mantido sempre o patrulhamento, para inibir a presença de estranhos, que vendem drogas frequentemente na área. De acordo com os levantamentos da polícia, atualmente a Vila Zequinha Campos e as Ruas Esperança e Caixa D’água são as mais “perigosas”, e precisam do olhar do Poder Público de forma direta.

Segundo o Ten. Douglas, responsável pelo setor de policiamento, que abrange o bairro Santa Luzia, as ações da Polícia Militar recentemente, foram importantes para tirar de circulação algumas pessoas, que estavam envolvidas em crimes, sobretudo com o tráfico de drogas. Tudo isso, com a participação da comunidade. Por isso, mais uma vez, o Consep e PM foram ao bairro para ouvir demandas, orientar e buscar mais parceria junto à comunidade. “A Polícia vive uma realidade de profissionalização do crime. Com isso houve invasão e mortes, pela disputa territorial do tráfico. A PM tem identificado essas pessoas, que sempre contratam alguém para assumir o comércio. Por isso, as ações pontuais com a participação de toda a comunidade são fundamentais”, destaca o Ten. Douglas.

Ficou definido que, uma reunião será marcada com o Executivo para apresentar algumas sugestões levantadas na reunião, para que um novo tempo aconteça no bairro. Para o presidente do Consep, Anízio de Souza, a interatividade com a comunidade, através das reuniões itinerantes servem para o crescimento do bairro, além de estabelecer um contato forte junto aos moradores, para o combate à criminalidade.

Em fevereiro, a reunião estará acontecendo no bairro Nossa Senhora Aparecida. Março acontecerá no bairro Matinha. No mês de abril será no bairro Santana; em maio no bairro Santa Terezinha e, em junho no bairro São Vicente. As datas seguirão o calendário das reuniões do Conselho de Segurança Pública.

Eduardo Satil