Rio Manhuaçu: população amanhece em estado de alerta
Devido às fortes chuvas, que têm caído na região e em todo o Estado tem trazido preocupação aos órgãos da Defesa Social. A chuva que caiu ontem e durante toda a madrugada, fez o Rio Manhuaçu transbordar em todo o perímetro urbano e deixar a população em estado de alerta, bem como os órgãos de Defesa Civil, Polícia Militar e Bombeiros, que passaram algumas orientações
A orientação é para os moradores de áreas mais baixas se prevenirem, para não perderem bens materiais. Embora, alguns lugares com pontos de alagamento, até o momento não há registro de famílias precisando de saírem de casa com emergência, por conta da enchente. Já haviam tomado precaução. Muitas pessoas se mobilizaram, para auxiliarem outras que precisaram retirar os pertences para um lugar seguro.
Durante a madrugada, a Polícia Militar realizou o monitoramento de toda a dimensão do Rio Manhuaçu. A equipe do Corpo de Bombeiros também permaneceu com atenção voltada a cheia do rio. Juntamente com a Defesa Civil foi feito um trabalho, com moradores da parte baixa da cidade, para proteção e auto salvamento, sobre possível alagamento com o volume d’água das cabeceiras, sobretudo de Luisburgo e São João do Manhuaçu
As fotos tiradas nas principais pontes da cidade durante a noite, mostravam o aumento repentino do volume de água. Ao mesmo tempo, a polícia acionou a sirene para alertar os moradores à margem do rio, para a possibilidade de um volume de água maior e, o tempo não ser suficiente para salvar os pertences. Como anos anteriores, o trabalho preventivo de orientação teve bom resultado e, muitas famílias puderem deixar as casas sem risco de morte, nem prejuízos. “A chuva chegou de mansinho e, de repente ficou intensa e o rio encheu rapidamente. Tomara que todas as famílias à margem ribeirinha fiquem atentas e, assim possam evitar prejuízo, ” disse uma moradora.
Agora pela manhã, a reportagem Cidade Total percorreu alguns pontos, para ver a situação do Rio Manhuaçu. Algumas pessoas permaneceram de “vigília” durante toda a noite. Outras pessoas já estavam nas proximidades das pontes observando o leito do rio. O monitoramento continua acontecendo por parte da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Eduardo Satil