SAMU inicia atividade com número record de chamadas 192
Em apenas 12 horas, a Central registrou 100 chamados na Leste do Sul
No primeiro dia de trabalho operacional, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), teve vários chamados registrados. Em levantamento realizado, que reflete o início da operação do SAMU -192 CISDESTE na Leste Do Sul, foi demonstrado que entre 442 ligações recebidas na Central de Regulação Médica, cerca de 95 foram ocorrências na macrorregião Leste do Sul. Entre elas, várias chamadas resultaram em orientação médica, via serviço Telemedicina.
Foi observado que, nas 12horas do dia 31 de agosto, em que foi iniciado os trabalhos de atendimento, foram registradas 69 orientações médicas, 5 ocorrências de envio de ambulância Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro). Foram 21 chamados para Unidade de Suporte Básico (USB), composta por condutor socorrista e técnico de enfermagem).
Atendendo a uma população de quase 2 milhões e meio de pessoas, o SAMU -192 CISDESTE está presente atualmente em 146 municípios mineiros, das macrorregiões: Sudeste e Leste do Sul.
Algumas Ocorrências atendidas nas últimas horas
*Atendimento a uma síndrome coronariana aguda, em Santana do Manhuaçu, ocorrida em um paciente masculino de 70 anos.
*Um caso de Infarto, em que o paciente foi socorrido pelo SAMU e encaminhado direto para cateterismo.
*Um caso de insuficiência cardíaca congestiva grave.
Entre as ocorrências de destaque nas últimas horas está o de uma criança, que foi atropelada, estabilizada, medicada e conduzida ao hospital referência.
O Secretário Executivo do SAMU – 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, considera significativo o número de pessoas, que utilizaram do serviço e positivo o resultado inicial. “Somos maiores que muitos estados brasileiros. Atuando em 146 cidades, maior que o Rio de Janeiro e o Espírito Santo por exemplo, em número de municípios. Só não somos maiores, que a nossa missão: Salvar Vidas, ” enfatizou o Secretário Executivo do SAMU.
Eduardo Satil/ informações CIDESTE