Servidores municipais devem se adequar ao eSocial
O município de Manhuaçu está adequando todas as secretarias, para a implantação definitiva do projeto eSocial do Governo Federal. O projeto vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas, na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O projeto eSocial começou a ser implantado nos órgãos públicos no dia 21 de julho de 2021, de forma progressiva obedecendo as fases estabelecidas.
O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência -MPS, Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.
Trabalho de conscientização
Dentre as vantagens, no eSocial ainda será possível gerar as guias de recolhimento de FGTS e de outros tributos, diminuindo assim a possibilidade de erros nos cálculos.
Nos próximos dias, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, juntamente com a Secretaria de Administração estará repassando todas as informações às instituições bancárias, quanto a mudança da data do pagamento dos servidores. Ao mesmo tempo, orientar os servidores, que deverão adequar às datas de compromisso financeiro à nova data de pagamento, que será até o Quinto Dia útil do mês.
De acordo com a Secretária de Administração, Nívia Maria, os servidores devem observar as informações pessoais constantes na ficha cadastral, pois qualquer erro ou alteração, a pessoa poderá ter o pagamento suspenso. Caso seja detectado algum erro, o servidor deverá procurar a Secretaria de Administração, para colocar a documentação em dia.
Com informações: SEPRT\RFB\ME