Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas começa em Manhuaçu
Teve início na manhã desta quarta-feira, 10, no Complexo Boston City, o 25º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas, com a participação de produtores da região, expositores e um público seleto.
Também participou da abertura o evento, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, o presidente do Sistema Fiemg\ Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o deputado Greco da Fundação, presidente da Energisa Eduardo Mantovani, prefeita Maria Imaculada, autoridades municipais e ex-presidentes da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM).
O evento tem como objetivo multiplicar o conhecimento dos cafeicultores, com o avanço da tecnologia, para assegurar a qualidade do café produzido e manter forte a marca Café das Matas de Minas e, assim abrir espaço no mercado externo.
Hoje e amanhã (quinta-feira,11), os participantes estarão acompanhando palestras, minicursos e feira de negócios, onde as empresas parceiras estarão apresentando novidades para o setor cafeeiro.
Em entrevista, o Secretário de Estado de Agricultura, Thales Almeida Pereira disse que, todo o esforço está sendo feito para que Minas Gerais seja destaque em todo o cenário, a ser um Estado que produz café de alta qualidade. Além de avanços no suporte tecnológico, os órgãos vêm trabalhando junto aos produtores de café, para que haja a verdadeira valorização e, com isso a permanência da família no campo. O presidente da ACIAM, Walter Vargas diz que está feliz, com a realização de mais esse evento, que alavanca a região. “Agora, o nosso trabalho é que todos possam acreditar mais, trabalhar um produto de qualidade e o nosso café ganhar o mundo”, disse.
O Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas tem sequência nesta quinta-feira,11, com uma rica programação.
Hoje, as 16: 00 a palestra será sobre os jovens e o Futuro da Cafeicultura – Rafael Stefani (Influencer Digital do Agro do Canal Café do Brasil)
Dia 11/04/2024
8:00 às 12:00
Abertura 14º Encontro de Mulheres do Café “Isaura Paixão”
Momento Mulher Maravilha – Luciene Sad
Cristiane Trigueiro – Especialista em Educação Positiva, Habilidades para o Futuro e Inovação. Pedagoga – UFMG, Coordenadora Pedagógica do Sistema FAEMG SENAR.
Mulheres do Café: Quando o coletivo impulsiona Vidas
Daniela Baliza: Pós-Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela UFLA, Diretora de Pesquisa da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil.
14:00 Fertilidade e Manejo da Nutrição do Cafeeiro Arábica – Professor José Laércio Favarin (Doutor em Solos e Nutrição de Planta – USP/Esalq)
16:00 Alta Produtividade em Cafeicultura de Montanha – Sebastião Vinicius Brinati (Engenheiro Agrônomo, Dr. Em Produção Vegetal/Café Digital Influencer do Canal no Pé do Café)
No mini auditório
11/04/2024
09:00 Manejo Biológico de Pragas do Cafeeiro – Ana Maria Guimarães Bernardo (Professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu)
10:00 Manejo Agroecológico do Solo na Cafeicultura – Diego Mathias Natal da Silva (Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu)
11:00 Uso de Defensivos Agrícolas: Riscos e Manejo – Cleber Macedo de Oliveira (Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu)
14:00 Gestão Financeira: Como Ganhar Dinheiro com o Café – André Luiz Tavares Damasceno e Elder Stroppa (Professores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu)
16:00 Do Grão ao Pacote: Cuidados ao Iniciar sua Torrefação – Edina Neves Teixeira Fialho Gomes (Coordenadora Técnica Regional, Emater – MG Manhuaçu)
17:00 Inclusão Produtiva Café Mais Forte – Cíntia Benchmarking Ananias (Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG).
Eduardo Satil