Sindicato fiscaliza ônibus municipais sem trocadores em Ipatinga
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário e de Cargas – o Sinttrocel, acompanharam neste domingo a situação dos ônibus coletivos no município de Ipatinga, circulando sem a presença de trocador. No total, segundo informações, foram 08 linhas municipais afetadas com a mudança.
O trabalho de diretores para acompanhar a situação se deu após denúncia de que a empresa concessionária do transporte coletivo no município, teria divulgado uma escala de trabalho na semana passada, que passaria a valer à partir deste domingo (12/09), com várias linhas que utilizam o chamado microonibus, sem presença do trocador e com o motorista exercendo as duas funções.
O sindicado, através de seus diretores, foi conferir a situação e confirmou a entrada em vigor da escala, o que segundo a entidade, configura irregularidade. Nesta segunda-feira o sindicato informou que vai comunicar a Prefeitura de Ipatinga, através de ofício, sobre a situação considerada irregular já que existe lei aprovada que garante a presença de trocadores e motoristas em todos os ônibus das linhas municipais.
Após essa comunicação, se não houver um parecer favorável da Administração do Município e a empresa mantiver esse posicionamento, o sindicato já estuda outras medidas através de reuniões da diretoria e de negociações que serão realizadas, que podem incluir inclusive a paralização no transporte coletivo em Ipatinga.
Procurada pela reportagem do Cidade Total, a assessoria da empresa concessionária do transporte publico municipal em Ipatinga ainda não se pronunciou em relação à situação.
Da redação do Cidade Total