Sintram retrata situação dos servidores municipais na Câmara de Vereadores
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, realizada na noite desta quinta-feira,19, além dos projetos importantes que foram aprovados, a tribuna foi ocupada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintram), Marcio Silva Correa e o advogado, Dr. Glauber Vidal. Diretores do sindicato e servidores do SAMAL também acompanharam a reunião.
O objetivo da participação do Sintram e servidores se deu por uma condição relevante, a fim de pedir aos vereadores o apoio para a abertura de diálogo com o Executivo, que não estudou o projeto de Planos de Cargos e Salários, que foi entregue à direção do SAMAL e à prefeita no dia 13 de abril.
O presidente do Sintram, Márcio Silva Correa, falou sobre a necessidade de todo um trabalho, um plano que contemple também a Educação, Saúde, além do SAMAL. Os servidores buscam resposta, bem como o sindicato. No entanto, o Executivo não atende as solicitações, através dos ofícios encaminhados. Márcio Silva foi categórico, ao destacar a importância dos servidores municipais e, que deveriam ser enxergados da mesma forma pelo Poder Executivo. “Agora começam a falar que a Fundação João Pinheiro será a responsável pela elaboração do Plano de Cargos e Salários. Mas, o pessoal da Fundação não conhece a realidade dos nossos servidores. Já fizemos o plano e entregamos. Só que ninguém faz nada, para garantir a dignidade aos nossos servidores”, disse Marcio Silva Correa.
Na tribuna, o assessor jurídico do Sintram, Dr. Glauber Vidal apresentou o pedido de “súplica”, por parte dos servidores municipais, que estão numa situação delicada, muitos apreensivos e outros desesperados. Tantos outros sofrendo perseguição. Com a defasagem salarial que ocorre há muito tempo, a maioria atualmente sobrevive com um salário mínimo. Com isso, muitos estão passando necessidade. O assessor jurídico pediu aos vereadores que, passem a participar do momento de discussão e, que faça intervenção junto ao Executivo para um diálogo e, assim mostrar que não tem necessidade de pessoas de fora, para elaborar um plano que contemple todos os servidores municipais. “Com tristeza ocupo a tribuna, para implorar em nome dos servidores, a garantia de que serão ouvidos e que sejam realmente valorizados. Até hoje foram enganados e, não vamos admitir isso. Eles estão no limite”, salienta Glauber Vidal.
A representante da Comissão do Plano, Cargos e Salários do SAMAL, Vanessa de Freitas ficou emocionada, ao falar de colegas que estão vendendo os pertences, para a complementar o salário. Segundo ela, o desespero toma conta da maioria, que, no final do mês não consegue cobrir toda a despesa, com apenas R$1.212,00. “Nós estamos aqui hoje, pedindo a vocês “clemência. Nos ajude com esse projeto do Plano de Cargos e Salários. Cobrem do Executivo o encaminhamento até vocês. Nós não estamos aguentando mais essa situação”, disse a servidora.
Os vereadores prontificaram atender o pedido do sindicato, para juntos, sentarem à mesa com a prefeita, para a busca de solução em prol de melhoria salarial para os servidores municipais.
Ass. Imprensa/Sintram