Sistema Fecomércio MG celebra formatura de turmas de cursos técnicos do Senac no Vale do Aço
Evento ocorre nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Centro Cultural Usiminas
No dia 13 de fevereiro, será realizada a formatura de seis turmas de cursos técnicos do Senac em Ipatinga e em Coronel Fabriciano, que fazem parte do Sistema Fecomércio MG. A solenidade ocorre no Centro Cultural Usiminas (Shopping Vale do Aço – Av. Pedro Linhares, 3.900A) a partir das 20h.
Ao todo, são 112 aprovados nos cursos Técnicos em Enfermagem, Administração e Segurança do Trabalho. As turmas foram finalizadas no 2º semestre de 2024.
“A formatura dessas turmas reforça a missão do Sistema Fecomércio MG de promover a educação profissional como um pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico. O Senac tem um papel fundamental na qualificação da mão de obra, contribuindo diretamente para o fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais. Mais do que um diploma, nossos alunos levam consigo conhecimento, preparo e confiança para enfrentar os desafios do mercado e fazer a diferença nos negócios da nossa região”, ressalta Helielson Ribeiro, diretor do Senac em Coronel Fabriciano e Ipatinga.
Moldando trajetórias profissionais
Para os formandos, a cerimônia representa o encerramento de um ciclo e o início de novas oportunidades. “Durante o curso tive um grande salto de desenvolvimento, busquei sempre o enriquecimento do meu currículo. Também tive a oportunidade de participar das Competições Senac de Educação Profissional, na qual passei por diversos treinamentos, melhorando não somente minhas técnicas, mas também a humanização diante do paciente. O Senac me proporcionou convivência com pessoas e profissionais incríveis”, conta Victória Stefany Azevedo, formanda do curso Técnico em Enfermagem.
A jovem de 21 anos, além da formação técnica, aproveitou para se qualificar em áreas de interesse por meio de outros cursos do Senac, como Informática Básica, Primeiros Socorros, Cuidador de idosos, Qualidade no Atendimento de Saúde, e até Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Em 2025, as duas unidades Senac no Vale do Aço vão ofertar um total de 16 turmas de cursos técnicos, somando cerca de 400 vagas gratuitas, pelo Programa Senac de Gratuidade. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Senac ou diretamente com as unidades: Senac em Ipatinga (Rua Itajubá, 250, Centro – Telefone: 31 3801 1201) e Senac em Coronel Fabriciano (Rua Albert Scharlet, 303, Centro – Telefone: 31 3841 9651).
Sobre a Fecomércio MG e o Senac no Vale do Aço
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac está em atuação no Vale do Aço desde 1994, com uma unidade em Coronel Fabriciano e uma em Ipatinga. Juntas, oferecem uma ampla gama de soluções na área da educação, como cursos ágeis, técnicos, de aprendizagem e pós-graduações (MBAs), voltados para diferentes áreas do conhecimento, como Estética, Gestão e Comércio, Logística, Saúde, Tecnologia e Turismo. Elas atendem a mais de 50 municípios do entorno, reforçando a presença da entidade na região.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.