Timóteo sedia festa de 59 anos da Diocese de Itabira Coronel-Fabriciano
A cidade de Timóteo é o local escolhido para sediar a festa de 59 anos de Itabira-Coronel Fabriciano. A Festa da Diocese será neste domingo (9), a partir das 8h30, na nova matriz de São José e ruas próximas, localizada na região Centro Norte do município.
A programação gratuita terá início com a acolhida e café da manhã para as 22 paróquias do colar metropolitano do Vale do Aço, que compreende a Região Pastoral 3 da Diocese, seguida das palestras “Sinodalidade e Comunhão”, “Sinodalidade e Participação”, e “Sinodalidade e Missão”, sempre intercaladas com momentos de animação. A Missa será celebrada às 11h.
O encontro será encerrado com o almoço, cujo ticket é vendido. Basta que o interessado faça o repasse no valor de R$ 20,00 na chave PIX 31 988146268 da Paróquia São José com a identificação Marmitex. No dia da Festa haverá um lugar sinalizado para retirada do ticket de forma antecipada.
Atual bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti, reforça que o evento também será realizado nos outros dois regionais diocesanos: “Esta Festa neste ano acontecerá neste ano por Regional porque estamos nos preparando para celebrar o jubileu de 60 anos da Diocese. Esta Festa de 59 anos abre o ano jubilar que contará com muitas outras celebrações”.
Criação
A diocese de Itabira-Fabriciano (Dioecesis Itabirensis-Fabriciannensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado de Minas Gerais, Brasil. Pertence à Província Eclesiástica de Mariana e ao Conselho Episcopal Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal é representada pela Catedral Nossa Senhora do Rosário, no município de Itabira, enquanto que a Catedral de São Sebastião é a cossede diocesana, situada na cidade de Coronel Fabriciano.
A diocese foi criada pelo então Papa Paulo VI em 14 de junho de 1965 e sua área de abrangência engloba 24 municípios divididos em três regiões pastorais, cujas sedes estão em Itabira, João Monlevade e Coronel Fabriciano. Sua atuação extrapola a administração da Igreja Católica nos municípios os quais a integram, mantendo também programas e projetos visando tanto ao combate à desigualdade social quanto à defesa dos direitos sociais e básicos, por meio de suas pastorais sociais, além do fomento à manutenção de eventos e tradições religiosas nas cidades, coordenadas pelas paróquias locais.
Texto e Fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG