Timóteo vacina público de 18 anos e mais. Fabriciano altera esquema de imunização
Nesta sexta-feira, dia 27, a vacinação contra a Covid-19 em Timóteo será direcionada para o público de 18 anos e mais e para a população em geral que ainda não recebeu a primeira dose. Importante observar o horário por idade para evitar aglomeração e outros transtornos.
O horário de 8h e 10h está reservado para o público com 18 anos que optarem por receber a vacina no Centro de Convivência Trajano Quirino Bicalho (São José), na Escola Estadual Professora Haydée de Souza Abreu (Limoeiro) e nas Unidades de Saúde Ana Moura, Ana Rita, Primavera, Macuco e Cachoeira do Vale. Entre 10h e 12h, será a vez das pessoas com idade de 19 anos nesses mesmos pontos. O CEFET-MG, no Centro Norte, também terá vacinação: de 8h às 11h para o público com 18 anos, e de 11h às 14h, para pessoas com 19 anos.
Os documentos exigidos são o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. Os requisitos que valem para todos é não ter tido Covid nos últimos 30 dias e não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 anos.
Fabriciano muda esquema de vacinação
Em Coronel Fabriciano, a Secretaria de Governança da Saúde, altera a partir de segunda-feira, dia 30 de agosto, a estratégia de vacinação contra COVID-19. Na semana que vem, a aplicação da 1ª e 2ª doses será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, conforme agendamento, em dias alternados.
A 2ª dose será administrada as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h. Já a aplicação da 1ª dose será realizada as quartas e sextas-feiras, também das 14h às 19h. Em ambos os casos, a imunização acontecerá conforme agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) e avanço da faixa etária.
Além de atender a uma solicitação da comunidade, a estratégia de descentralizar a vacinação contra Covid-19 para as UBSs visa evitar aglomeração e garantir mais conforto aos usuários da rede municipal.
A administração municipal lembra a importância dos moradores se cadastrarem na Unidade de Saúde, uma vez que o planejamento da vacinação leva em conta, justamente, estes dados. No dia programado para a vacinação, é importante que a pessoa apresente comprovante de agendamento, cartão de vacinas e documento de identificação.
Repescagem e nova faixa etária
As pessoas que perderam a aplicação da 1ª dose da vacina, conforme sua faixa etária, precisa procurar a Unidade de Saúde de sua referência para fazer o novo agendamento. O atendimento será as quartas e sextas-feiras, das 14h às 19h.
Em Fabriciano, a vacinação contra Covid-19 avança para faixa etária de 30 e 31 anos. A aplicação da 1ª dose para este público será realizada nos dias 1º e 3 de setembro (quarta e sexta-feira).
Vacinação em Ipatinga atinge quase 80% da população adulta
O balanço da vacinação divulgado esta semana pela Secretaria de Saúde aponta que o município de Ipatinga já vacinou quase 80% da população adulta na campanha de imunização contra a Covid-19. O número indica que, de cada dez pessoas com 18 anos ou mais, oito já receberam pelo menos uma dose de imunizantes.
Entre este grupo, 28% já têm esquema vacinal completo, composto por duas doses no caso dos imunizantes do Butantan/Coronavac, Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e da Pfizer, ou por dose única, da Janssen.
A população adulta do município é composta por cerca de 204 mil pessoas, segundo as estimativas do IBGE de 2020. O governo de Ipatinga adiantou que pretende vacinar este público com pelo menos uma dose de imunizantes até o final deste mês.
Fonte: ASCOM Timóteo e Fabriciano e SECOM Ipatinga