Timóteo vai imunizar público de 20 e 27 anos e Ipatinga atinge 200 mil doses aplicadas

A Secretaria de Saúde de Timóteo definiu para o próximo sábado, dia 21 de Agosto, a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 para o público alvo com idade variado entre 20 e 27 anos e mais.

A vacinação será realizada no período de 8h às 15h30 seguindo o seguinte cronograma: 27 anos e mais – 8h às 9h; 26 anos – 9h às 10h; 25 anos – 10h às 11h; 24 anos – 11h às 12h; 23 anos – 12h às 13h; 22 anos – 13h às 14h; 21 e 20 anos – de 14h às 15h30. Os documentos exigidos são: CPF, documento de identidade com foto, cartão de vacina e comprovante de endereço.

A Prefeitura disponibilizou onze locais para aplicar a vacina: Unidades de Saúde do Cento Sul, Ana Rita, Ana Moura, Primavera, Alegre, Macuco, Limoeiro, Timotinho, Cachoeira do Vale, João XXIII e Cefet-MG (Centro Norte). É importante que a pessoa que for receber a dose da vacina não tenha tido Covid-19 nos últimos 30 dias e não ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias.

“Esperamos que nesse sábado com essa força tarefa possamos vacinar um número expressivo de jovens concluindo assim uma etapa importante de imunização da nossa cidade e região”, destacou o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais. Ele pediu que mesmo com o avanço da vacinação em Timóteo, é necessário continuar atento e seguir os protocolos de segurança sanitária para evitar a propagação do vírus.

Ipatinga ultrapassa 200 mil vacinas aplicadas 

Em Ipatinga, o município ultrapassou nesta quarta-feira (18) a marca de mais de 200 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que, atualmente, a cidade tem cerca de 75% da população atendida com a primeira dose. Considerando o público de 18 anos acima, estimado em 194 mil pessoas no município. Um contingente de 28% dos munícipes já possui o esquema vacinal completo, seja com a segunda dose ou a dose única.

“Chegamos à importante marca de 200.615 mil doses aplicadas para proteger a nossa gente. Isto é resultado de um grande esforço na busca por mais imunizantes e na estruturação de unidades avançadas de vacinação, que garantem eficiência e rapidez na aplicação das doses. Vamos continuar trabalhando de forma organizada, com gestão e planejamento, para anteciparmos os públicos-alvos e ampliarmos a imunização para toda a população de Ipatinga no menor tempo possível”, garantiu o prefeito Gustavo Nunes.

O município também tem se adiantado na evolução da cobertura vacinal por faixas etárias. Nesta quarta-feira (18), por exemplo, deu início à vacinação de moradores com 18 anos acima.

Cronograma de vacinação

A vacinação contra a Covid-19 em Ipatinga teve início em 19 de janeiro. Foi quando chegou o primeiro lote de vacinas, com 4.600 doses. Inicialmente, a imunização foi destinada a profissionais de saúde que estavam na linha de frente de combate à doença.

A primeira dose foi aplicada no enfermeiro Robson Neves Rodrigues, de 46 anos, integrante da equipe assistencial de combate à Covid no Hospital Municipal de Ipatinga desde que a brigada encarregada de trabalhar na linha de frente contra a doença foi constituída. Ele atendeu ao primeiro paciente em situação de internação e que, felizmente, se recuperou.

Desde então, para garantir que o processo de vacinação fosse realizado de forma mais rápida e segura, a Secretaria de Saúde iniciou o atendimento à população seguindo criteriosamente as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI). Está sendo alcançada nesta semana a última etapa do público adulto, na faixa etária de 18 anos.

Cenário

O avanço da vacinação em Ipatinga tem coincidido com o recuo das internações relacionadas à Covid-19, como mostram os boletins epidemiológicos que podem ser acompanhados diariamente pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Ipatinga. As taxas de ocupação de leitos são mantidas em torno de 30%, evidenciando o acerto de estratégias locais adotadas para combate à doença. Especialistas e profissionais de saúde do município atribuem o recuo da gravidade da pandemia especialmente à agilidade e objetividade da imunização.

 

Fonte: SECOM Prefeitura de Ipatinga e ASCOM Prefeitura de Timóteo