Transbordamento de córrego após chuva forte atinge casas em Timóteo
Uma chuva forte durante a madrugada deste domingo (27/04) provocou a cheia do Córrego Timotinho, com a água atingindo ruas e invadindo várias casas, principalmente nos Bairros Alvorada e Timotinho, em Timóteo. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas durante a madrugada de hoje para atendimento aos chamados de socorro, sendo algumas das famílias atingidas residentes na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Alvorada.
Foram várias equipes mobilizadas dos pelotões dos Bombeiros de Timóteo e Coronel Fabriciano e duas guarnições do 11º Batalhão de Ipatinga. No local foi constatado que houve uma rápida cheia do córrego, levando a água a um nível de aproximadamente 50 centímetros nas casas próximas ao curso d’água e tendo arrastado três veículos que estavam na avenida.
As Guarnições da Sede do 11º BBM Ipatinga, bem como do 5º Pel Fabriciano e 7º Pel Timóteo, atuaram em apoio aos civis na desobstrução de entradas de ruas e casas, retirada de móveis de maior tamanho, bem como verificaram que não havia vítimas ilhadas ou necessitadas de atendimento, e orientaram a população a buscar locais altos em caso de retorno das chuvas fortes.
Após eliminados os riscos, as residências foram deixadas pelos homens do Corpo de Bombeiros aos cuidados dos moradores com as devidas orientações. A ocorrência transcorreu sem alterações. Autoridades municipais compareceram ao local e equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras já realizam empenho de maquinários para limpeza das vias públicas e casas. Equipes da Assistência Social também atuam na avaliação da situação dos atingidos.
O deputado estadual Lincoln Drumond, que integra a Frente Parlamentar da Defesa Civil na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acompanha a situação e fez contato com o prefeito de Timóteo, Vitor Prado. Ele indicou ao prefeito a necessidade da emissão de um novo decreto de calamidade pública. Segundo ele, a Procuradoria do município foi acionada e a coleta de informações oficiais, como número de atingidos e prioridades emergenciais, está sendo feita junto à Defesa Civil.
Enquanto isso, a Defesa Civil de Timóteo continua monitorando a situação, diante da previsão de novas chuvas. A Prefeitura montou pontos de apoio para os desalojados e está recebendo doações de roupas, alimentos e produtos de higiene.
Da redação do Portal Cidade Total