UNIFACIG cria projeto “Direito à cor” e prepara pintura de comunidade periférica

Pensando o Direito à cidade, a dignidade da moradia, o curso de Direito do Centro Universitário UNIFACIG lançou na tarde do dia 24 de agosto o projeto de extensão “Direito à cor”, que será colocado em prática no primeiro semestre de 2024, no bairro São Francisco de Assis.

O bairro possui diversos problemas econômicos e sociais, “O direito à cor vai ressaltar a vida presente no bairro. São centenas de habitações subnormais e pessoas vivendo nestas condições. O bairro tem uma infraestrutura precária e um potencial enorme, precisamos transformar esta realidade. “Não podemos nos acostumar com a desigualdade, ainda que ela esteja bastante marcada em nosso cotidiano.” – afirma Igor de Souza, coordenador do curso de Direito.

O plano de ação inclui não apenas a pintura, mas a construção de painéis de arte, grafitagem, projeto paisagístico, limpeza urbana, melhoria das casas, implementação de bancos e áreas colaborativas. Serão realizadas diversas colaborações urbanas através das disciplinas de extensão do Centro Universitário UNIFACIG. Além disso, serão ofertadas oficinas de qualificação e empreendedorismo para as mulheres do bairro.

O Projeto está na fase inicial, contará com apoio de diversas entidades do terceiro setor, dos moradores e da associação do próprio bairro. A previsão é que a execução completa dure aproximadamente 1 (um) ano. A revitalização é inspirada na recuperação do bairro El Paraíso, de Bogotá – Colômbia.

 

Fonte: ASCOM Unifacig