Vereadores não comparecem no encontro com lideranças comunitárias

A ausência dos 17 vereadores, convidados para participarem do encontro com as lideranças comunitárias, na noite desta quinta-feira,13, deixou os presidentes de associações e, a diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) sem entender, e causou frustração em todos.

O encontro foi sugerido na última reunião do Conselho das Associações, para que os vereadores fossem convidados, a fim de responderem algumas perguntas que seriam feitas pelas lideranças, além de saberem se os vereadores têm boas ideias, a serem transformadas em projetos para atender a municipalidade. Os presidentes de associações também queriam saber, o que os vereadores têm como prioridade para o mandato, bem como o que a Casa Legislativa fará, para atender as inúmeras demandas.

As lideranças entendem que, esse é o momento de aproximação, a fim de conhecerem os legítimos representantes do povo na Câmara e, se querem trabalhar em conjunto visando melhorias nas comunidades.

Mas a ausência dos vereadores causou indignação, frustração e os presidentes de associações consideraram um desrespeito, para com aqueles que estão trabalhando sem nada receber, defendendo as comunidades e, sequer foram considerados como legítimos representantes de associações. Alguns vieram da área rural, para participarem do diálogo com os vereadores, que deixaram um vácuo entre representantes do Legislativo e representantes Comunitários.

Em entrevista, a presidente do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, Marinez Bragança disse que, a falta dos 17 vereadores sem ao menos enviar uma justificativa demonstra despreparo na composição da Câmara, para o exercício da atividade. Ela ressalta que, não deixa de ser um desprestigio para com os líderes comunitários, que são lembrados e enxergados somente para compor conselhos, realizar conferência ou audiência pública.

“Temos ideias, temos assuntos para serem debatidos e objetos de projeto de Lei. Trouxemos para apresentarmos, mas como não foi possível estaremos utilizando outros mecanismos. É um despreparo para lidar com o cidadão. É o tom que a Câmara deu para nós, ”, disse Marinez Bragança. Os vereadores, Gilson Cesar e Administrador Rodrigo justificaram a ausência. A reportagem entrou em contato com a presidente da Câmara de Manhuaçu, vereadora Rose Mary, e questionou sobre o motivo de nenhum vereador ter comparecido à reunião. Ela disse apenas, que não ficou sabendo.

Eduardo Satil