Homenagem ao Pe. Sacramentino Demerval Alves Botelho

Foi em um cerimonial de muita emoção no Santuário do Senhor Bom Jesus, que Sacramentinos de Nossa Senhora, centenas de fiéis, parentes e amigos, acompanharam os últimos instantes de despedida do Padre Demerval Alves Botelho. Ele era considerado por todos os estudiosos e companheiros de Congregação, um verdadeiro ícone, por tudo que pôde realizar em prol da cultura e religiosidade, seguindo fielmente a missão que Deus o predestinou, e os passos do seu fundador, Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

Em entrevistas, alguns dos amigos e simpatizantes, puderam lembrar com saudades os momentos vividos com o Padre Demerval. Dom Emanuel Messias, Bispo Diocesano de Caratinga, destaca, “Nós poderemos dizer que estamos perdendo um homem santo da estatura de Cristo, mas ao mesmo tempo, não vejo o lado negativo da perda, mas o lado positivo de viver,  conviver deixando transparecer as maravilhas de Deus em um homem de 95 anos, que viveu toda a sua vida totalmente dedicada a igreja e a formação”.

“Por ter dedicado toda a sua vida sobretudo, na causa da educação, vocação dos seminaristas, os preparando e  formando-os para a vida religiosa, o padre Demerval para mim, é considerado realmente um santo, hoje nos estamos celebrando, eu diria, um agradecimento profundo a Deus, pelos seus 95 anos de vida totalmente dedicada ao povo, espalhando as maravilhas de Deus para todos, seu sorriso era cativante, e sua vida pôde iluminar vidas de várias pessoas. Eu acredito que hoje estamos entregando a Deus, um dom que ele nos deu, com as graça dele, através dos bons anos vividos do Pe. Demerval. Foram somente oito anos de convivência, onde ele muito me edificou, ele gostava muito de mim, e eu dele, sempre que podia, eu vinha visitá-lo, tenho certeza que ele continuará edificando a igreja e rezando por nós no céu”, destacou o Bispo.

O Superior Geral Sacramentino, Pe. José Raimundo, (Mundinho) destaca “com certeza, o Pe. Demerval para nós foi um ícone sacramentino, foi um sacerdote, estudioso, intelectual, soube repartir e partilhar a sua cultura, .era um homem  profundamente dedicado aos estudos, as pesquisas a história, mas sempre em vista do reino de Deus, então está deixando um legado muito grande. São vinte livros impressos, mas outros que ficaram por imprimir, deixando uma obra literária muito rica para todos nós, ele faleceu no dia da festa na Basílica de Santa Maria em dedicação a Nossa Senhora, sendo sepultado hoje, num dia muito especial, em que celebramos a transfiguração, com certeza ele estará visualizando no Monte Tabor Celeste, o Cristo glorioso”, conclui Pe. Mundinho.

A irmã Sacramentina Evinha, destaca com emoção: “não é um momento de tristeza para nós, muito pelo contrário, e momento de darmos graças a Deus, por ter concedido a nós, ter o Pe. Demerval  conosco durante todos este tempo, é tempo de dar graças a Deus, pela grande amizade que ele demonstrou por nós irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, é momento de dar graças a Deus pelo seu testemunho de alegria por ele ter sido um servidor de Jesus Cristo aqui nesta terra, e isto iremos levar para sempre em nosso coração, e o seu nome ficará gravado para sempre em nosso peito porque ele passou por esta terra, deixando transparecer na sua vida, as virtudes de Jesus Cristo, muito obrigada Pe. Demerval, em nome da irmãs Sacramentinas, pelo seu sacerdócio, testemunho e grande amizade que jamais esqueceremos”, conclui irmã Evinha.

Os demais Padres e irmãos de congregação, puderam contar com emoção e alegria, os momentos felizes que passaram ao lado do Pe. Demerval, durante todo o tempo de convivência em vida.

O Falecimento

Padre Demerval Alves Botelho Sdn  faleceu na segunda feira, dia 05 de agosto de 2019, aos 95 anos de idade, deixando muita saudade, no Santuário do Senhor Bom Jesus. A emoção tomou conta de centenas de fiéis e amigos de congregação. Sua história Sacramentina foi de dedicação profunda as coisas de Deus, combatendo firmemente o bom combate. Considerado um dos nomes mais importante da Congregação, Pe. Demerval, herdou e desenvolveu vários dons colocando-os em prática, dentre eles: a música e a escrita, desempenhou várias funções na congregação, dentre elas, a de Superior Geral, Sdn, nunca quis ser Pároco, mas ajudava em celebrações de várias Paróquias.

Foi sobre a inspiração de Deus, e de seu Mestre fundador com quem conviveu, Pe. Julio Maria De Lombaerde, que escreveu diversos livros contando a histórias da instituição deixando-a registrada nos anais dos tempos. Padre Demerval, foi um verdadeiro mestre vocacional, e como um grande discípulo, sempre foi amado por todos que o conhecia.

Biografia

Padre Demerval atuou de forma muito dedicada à Pastoral Vocacional. Seu legado é marcado ainda por dezenas de obras que retratam a história da região e a vertente religiosa, especialmente o legado do fundador da congregação, Padre Júlio Maria de Lombaerde, com quem conviveu.

Padre Demerval Alves Botelho nasceu em 19 de novembro de 1923, na fazenda São Geraldo, Humaitá, Mutum-MG. Filho de Manoel Botelho e Levinda Alves da Silva. Recebeu o sacramento do batismo em 17 de dezembro de 1923.Concluiu o curso primário aos 13 anos       (1936) na Escola Urbana de Mutum e aos 15 anos, 04/1/1939, ingressa no seminário apostólico de Manhumirim, onde fez o curso de humanidades, na época de 5 anos. Seu noviciado encerrou-se em 19 de dezembro de 1944 e fez sua profissão de fé religiosa e, 20 de dezembro de 1944.

Cursou durante três anos filosofia (1948-1950) e teologia dois anos (1951-1952) no Seminário Provincial Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e mais dois anos (1953-1954) no seminário Apostólico de Manhumirim. Foi ordenado presbítero no dia 7 de novembro de 1954, por Dom Cavati. Era licenciado em Letras pela faculdade de Santa Marcelina, de Muriaé (1965), e em Filosofia (1971). Em 1971 fundou o jornal vocacional “Semente”, da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora.  Em 1959 fundou o Educandário Sacramentino em Espera Feliz e em 1965 o Ginásio Padre Júlio Maria para seminaristas, também em Espera Feliz.

Recebeu os títulos de Cidadão honorário de Manhumirim e de Durandé. Era também membro da Academia de Letras de Manhumirim. Na diocese de Caratinga, exerceu seu apostolado como vigário paroquial nas paróquias de Manhumirim, Espera Feliz, Mutum e Manhuaçu.  Atuou também em Belo Horizonte e em Matozinhos.  Exerceu o magistério por mais de 40 anos em vários colégios e seminários sendo professor de Português, Francês, Latim, Filosofia, Psicologia e História. Foi ainda superior Geral da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora por duas vezes.

Várias obras foram publicadas por Pe. Demerval, entre elas: História de Manhumirim (1987), Diário Missionário de Padre Júlio Maria (1991), História de Amor e Sacrifício (Congregação das Irmãs Cordimarianas – 2000), todas relançadas em outros volumes. Era articulista da Revista Diretrizes, desde 2015, escrevendo as editorias “Para que Deus me Chama”, sobre as vocações, e “Escolas da Espiritualidade”. Nos últimos anos, se dedicou a cuidar do museu de Padre Júlio Maria em Manhumirim. Pe. Demerval, faleceu em 05 de agosto de 2019, em Manhumirim MG.

Reportagem de Teógenes Nazaré

Portal Cidade Total

 

Um comentário em “Homenagem ao Pe. Sacramentino Demerval Alves Botelho

  • 15/06/2021 em 19:30
    Permalink

    Agradeço imensamente, minha passagem pelo Seminário de Manhumirim, pelo aprendizado, a formação espiritual, a capacidade de convivermos em comunidade, nos idos anos de 1981, onde cursei o terceiro ano colegial, juntamente, com outros seminarista há época passando pelo mesmo objetivo, que era seguir a Deus, não foi possível tal missão, mas sou honrado em fazer parte da vida desse educandário. Obrigado a todos os irmãos Sacramentino de Nossa Senhora. Um abraço fraternal a todos companheiros deste tempo glorioso a história passada a cidade de Manhumirim.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.