Rayssa Leal faz história e conquista a prata nos Jogos Olímpicos aos 13 anos

A skatista Rayssa Leal fez história na madrugada de hoje ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio com apenas 13 anos e 7 meses de idade. Ela se tornou a atleta brasileira mais nova a ganhar uma medalha.

Foi a segunda do skate brasileiro em Tóquio e a terceira, no geral. Antes, Kelvin Hoefler havia ficado também com a prata no street masculino. Agora, foi a vez de a “Fadinha”, como é conhecida, brilhar na final do street feminino e terminar em segundo. O ouro e o bronze ficaram com japonesas, de 16 e 13 anos também.

ficou com a japonesa Momiji Nishiya, e o bronze, com outra atleta da casa, Funa Nakayama, que também tem apenas 13 anos. O pódio, portanto, foi composto por duas skatistas de 13 anos e uma de 16.

Atual vice-líder do ranking mundial, Rayssa, que havia alcançado o terceiro lugar na fase classificatória, não se intimidou diante das adversárias mais experientes e deu show com manobras espetaculares. O skate está fazendo a sua estreia no programa olímpico. Leticia Bufoni e Pâmela Rosa, outras brasileiras bem cotadas para brigar por uma vaga no pódio em Tóquio, ficaram pelo caminho e não disputaram a final.