Alunos da EJA realizam pesquisa sobre o mercado de trabalho em Timóteo
O mercado de trabalho na cidade de Timóteo foi assunto de pesquisa dos estudantes da turma do terceiro ano do Ensino Médio da EJA – Educação de Jovens e adultos – da Escola Estadual São Sebastião neste primeiro semestre de 2023.
A pesquisa foi realizada no site do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados com a orientação da professora Vânia Bragança, como atividade complementar da disciplina de Projeto de Vida.
No levantamento feito pelos alunos, é possível verificar como as atividades econômicas do município se movimentaram durante e pós-pandemia em relação aos números de admissões e desligamentos de homens e mulheres.
Dados sobre os níveis de escolaridade, faixa etária e ranking dos setores que mais admitiram nos primeiros quatro meses de 2023 e um comparativo dos meses de abril dos anos de 2020 a 2023 estão entre os itens analisados; além da compilação dos números dos últimos três anos e dos primeiros meses de 2023.
De acordo com os números levantados, mesmo com o grande número de desempregos causado pela pandemia em todo o Brasil, em Timóteo, a oscilação nas contratações e demissões no mesmo período resultou em saldo positivo, o que surpreendeu os alunos. Os números podem ser conferidos no quadro comparativo e nos gráficos, no vídeo abaixo:
A apuração dos dados foi apresentada durante exposição dos trabalhos dos alunos do noturno na Escola Estadual São Sebastião no último sábado, 17 de junho, como parte integrante do projeto “Conhecendo Minha Querida Cidade de Timóteo”, visando a ampliação dos conhecimentos além dos muros da escola, aliados ao trabalho do estudante e a percepção do seu meio.
Quem visitou a exposição também pôde conhecer um pouco mais sobre a história de Timóteo através de um mural com a linha do tempo e uma pesquisa feita no IBGE sobre dados da população. Além disso, foram apresentados belíssimos desenhos das igrejas de São José do Timirim e Matriz de São Sebastião, uma encantadora maquete da escola e criativos artesanatos; tudo feito pelos alunos. Durante a exposição, foram doadas mudas de árvores aos visitantes.
Confira a galeria de fotos:
Da redação do Portal Cidade Total