Alunos da Escola Ana Letro fazem visita técnica na usina nuclear de Angra dos Reis

O aprendizado em sala de aula somado a experiências em campo, fora do ambiente escolar e nos locais onde ocorrem os fatos estudados, colaboram com a fixação e ampliação do conhecimento pelos estudantes, e incentivam novos saberes.

Pensando assim, na última sexta-feira (16/09) a Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo, promoveu com os alunos das turmas do 2º Ano do Novo Ensino Médio uma viagem ao estado do Rio de Janeiro para realizarem duas visitas técnicas pedagógicas.

A primeira visita foi na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, complexo formado pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), de propriedade da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras.

Posteriormente, os alunos visitaram a cidade histórica de Paraty, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

A delegação que viajou até o Rio de Janeiro foi composta por 55 alunos e 9 professores. As visitações pedagógicas contemplaram as disciplinas da Formação Geral Básica, Química, Física, Geografia e História e disciplinas dos Itinerários Formativos, Laboratório Criativo, Ciências das Radiações, Energia no Cotidiano, Tecnologia de Resíduos Sólidos e Patrimônio Cultural.

Para percorrer uma distância de 750 km de Timóteo até o estado do Rio de Janeiro, uma série de medidas foram adotadas a fim de garantir tranquilidade, conforto e segurança aos alunos e pais, como: frota de transporte segura e moderna, roteiros e itinerários planejados, supervisão atenta dos educadores durante todo o trajeto, cuidados com a alimentação e Kit primeiros socorros.

Para a Escola Estadual Profª Ana Letro Staacks a data 16/09/2023 entrou para a história, pois trata-se de um feito inédito ao longo dos seus 50 anos de existência e que só foi possível de ser alçando graças a parceria entre escola, alunos e família.