Audiência Pública marca prestação de contas da Prefeitura de Manhuaçu

Em audiência pública, nesta quinta-feira, 27/05, a Câmara de Vereadores de Manhuaçu recebeu prestação de contas da Prefeitura, referente ao 1º quadrimestre de 2021, em conformidade com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A prestação de contas foi aberta pelo Secretário de Comunicação, Klayrton de Souza. Em seguida, o Secretário de Fazenda, Magno Marçal; a Secretária de Administração, Cíntia Perígolo e a Secretária de Saúde, Ana Lígia, apresentaram aos vereadores e ao público os relatórios que descrevem os balanços orçamentários referentes ao período.

A audiência permite a todos os cidadãos o acesso aos dados sobre as contas públicas. A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal, que tem como Presidente o vereador Allan do Alaor; Relator Administrador Rodrigo, e Membro Jorge do Ibéria, acompanhou toda a apresentação e pode tirar as dúvidas relacionadas aos números e demonstrativos encaminhados ao Legislativo.

O vereador Allan do Alaor avaliou de forma positiva a apresentação das contas e disse que a audiência permite a todos os cidadãos o acesso aos dados sobre as despesas públicas.

Economia e eficiência

A prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021 da Prefeitura de Manhuaçu, como determina a lei, apresentou também os números dos primeiros 120 dias de trabalho da atual administração. A maioria dos secretários do atual governo estiveram presentes e o ato foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da casa legislativa e acompanhado de perto por veículos de imprensa da cidade.

Mais do que cumprir um aspecto formal e legal, os secretários que foram a plenário para apresentar as informações aos vereadores e para a sociedade buscaram atender o “espírito” da lei, que é usar este espaço para: Avaliar, debater, ouvir e alinhar todas as ações de políticas públicas implementadas e executadas pela administração.

Desta forma, a apresentação foi estruturada pela administração iniciando pelo aspecto financeiro e orçamentário que foi abordado pelo Secretário de Fazenda, Magno Marçal. O titular de umas das pastas mais importante de qualquer prefeitura trouxe o resgate de algumas informações relativas à posição de saldos findos em 2020, em atendimento a requerimento enviado pela câmara, e posteriormente passou a apresentar o desempenho financeiro e orçamentário do primeiro quadrimestre.

Após a visão sobre a perspectiva financeira, iniciou um segundo momento da reunião com a apresentação de um vídeo destacando alguns serviços e obras, focando aquilo que é prioridade da administração 2021/2024: Redução de despesas para ampliação de Investimento e melhorias de serviços públicos. Desta forma também foram apresentados alguns importantes ganhos obtidos em eficiência e eficácia administrativa e operacional pela secretária de Administração, Cíntia Perígolo.

Por fim considerando o momento de pandemia, bem como a relevância da pasta, foram apresentados pela Secretária de Saúde, Ana Lígia Assis, os resultados obtidos pela gestão em saúde no primeiro quadrimestre.

A Prefeita Imaculada, presente da reunião, concedeu entrevistas após o ato e reforçou seu compromisso o dinheiro público. “Quem teve a oportunidade de acompanhar a nossa prestação de contas pode perceber que vivemos novos tempos da administração pública de Manhuaçu. Meu compromisso sempre foi com a verdade e o respeito ao dinheiro do povo, por isso a transparência é uma obrigação do meu governo. Quero agradecer à Câmara de Vereadores pela parceria em nossos projetos, destacando aqui o Orçamento Participativo, que tem sido um marco para nosso município, onde todas as comunidades, bairros e distritos nos ajudam a definir as prioridades de obras e serviços. Desta maneira, com respeito ao dinheiro público e à toda população vamos sempre Trabalhar para o Bem Servir” – afirmou a prefeita.

Fonte: ASCOM Câmara de Manhuaçu e SECOM Prefeitura de Manhuaçu