Sintram e comissão do SAMAL entregam minuta do Plano de Cargos e Salários à Prefeita Imaculada
Após várias reuniões, com a participação de membros da diretoria do Sintram, assessoria jurídica e representantes do SAMAL, para a elaboração do Plano de Cargos e Salários da autarquia, finalmente foi encerrada a primeira parte, com a entrega da “minuta” do Plano junto à autarquia, bem como na Prefeitura.
Os representantes da comissão e diretoria do Sintram foram recebidos pela prefeita, Maria Imaculada, na tarde desta quarta-feira,16, na Prefeitura. Ela fez questão de assinar o documento e, de imediato determinou que fosse remetido à assessoria jurídica, para a análise do conteúdo do documento que foi elaborado com base na demanda, necessidade e vontade dos servidores. Alguns vereadores, que estavam no Paço Municipal participaram do ato da entrega. O mesmo documento também foi protocolizado na sede do SAMAL. Os vereadores, Gilson César e Gilmar Cabral (Cuca) elogiaram o trabalho desenvolvido pelo Sintram e, o respeito com que a diretoria trabalha em defesa dos direitos dos servidores municipais.
Durante sua fala, a prefeita disse de sua alegria em receber os funcionários da autarquia e diretoria do Sintram, para estabelecer entendimento dentro do que foi elaborado. Disse ainda que, reconhece a necessidade de garantir aumento aos servidores, através do Plano de Cargos e Salários. “Temos de estudar a demanda de vocês, bem como sabemos que a receita da autarquia não é suficiente. Por isso, já estamos definindo até a cobrança da taxa de lixo. Mas, desdobraremos juntamente o Departamento Jurídico, sobre essa matéria”, disse a prefeita.
O trabalho para a elaboração do plano
A primeira reunião aconteceu no dia 4 de dezembro, com a participação do presidente do SINTRAM, Márcio Silva Correa e o assessor jurídico, Dr. Glauber Vidal, para a elaboração do Plano de Cargos e Salários da autarquia, bem como a definição de função. Outras reuniões ocorreram nos dias 9 e 16 de fevereiro.
No Plano de Cargos e Salários, os representantes de cada categoria do SAMAL destacam a necessidade de que, sejam consideradas e definidas, as funções de Assessor Jurídico, Eletricista Mecânico, Mecânico, Técnico em Segurança no Trabalho, Operador de Máquina, Borracheiro, Assessor de Comunicação, Contador, Diretor–adjunto, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Lavador e Soldador. Que seja definida a carga horária a ser trabalhada de seis (6) horas por dia.
A comissão discutiu passo a passo, com o assessor jurídico do Sintram, Dr. Glauber Vidal, a relevância para o encaminhamento do anteprojeto ao diretor do SAMAL e, a sequência do acompanhamento.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintram), Márcio Silva Correa, o momento foi um passo importantíssimo para a categoria, que há muitos anos vem sonhando com a valorização e melhores condições salariais. Segundo ele, a minuta do Plano de Cargos e Salários, bem como a estruturação administrativa da autarquia, tem como referência o plano e estruturação do SAEE de Manhuaçu. “Entregamos ao Executivo, um plano elaborado com a colaboração de uma comissão do SAMAL, sem nenhum gasto para a Prefeitura. Esperamos que haja a sensibilidade, o olhar do Executivo voltado aos funcionários municipais, que batalham pela dignidade e valorização naquilo que fazem”, destaca Márcio Silva Correa.
Assessoria de Imprensa/ Sintram.