Timóteo destaca expectativa de crescimento comercial, especialmente no setor Sete

O município de Timóteo, que esteve em festa durante a última semana, com a comemoração dos 60 anos na segunda-feira, 29 de abril, vive a expectativa de crescimento comercial nos próximos, com alguns projetos que estão em andamento.

O município ocupa uma área de pouco mais de 144 km², sendo 18 km² em área urbana e 35% de sua área protegida pelo Parque Estadual do Rio Doce, maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais. A População do município é de cerca de 82 mil habitantes.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século 19 mas o desenvolvimento acelerado foi a partir da década de 1940 quando o local foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Acesita, atual Aperam, que este ano completa 80 anos, aproveitando a facilidade para recebimento de matéria prima e escoamento da produção de aço pela Estrada de Ferro Vitória Minas.

Também foi no final da década, em 1948, que o Distrito de Timóteo, ainda pertente a Antônio Dias e foi anexado ao município de Coronel Fabriciano, também recentemente criado.

Com a implantação da planta industrial, também foi construída uma Vila Operária, destinada a abrigar os trabalhadores da empresa, paralela ao núcleo urbano original.

O desenvolvimento incentivou a emancipação que ocorreu em 1964. Nesses 60 anos, houve a estruturação da cidade e o crescimento do setor de serviços mas a indústria ainda representa a principal fonte de renda municipal e o fortalecimento da Região Metropolitana do Vale do Aço.

O empresário Hiler Felix Drumond, ex-presidente da Associação Comercial, hoje ACE/CDL de 2011 a 2013 e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, destaca que atualmente são centenas de empresas ativas no município, muitas prestadoras de serviços ou beneficiadoras de produtos da APERAM, de aço de uma forma geral e de outras áreas de atuação comercial.

No total são 8 mil e 801 CNPJs ativos no município atualmente, incluindo todas as empresas, sejam micro, pequenas e grandes, e cerca de 1.518 novos postos de trabalho gerados somente nos últimos anos com a abertura de novas empresas, inclusive dois supermercados.

O fortalecimento comercial da cidade, com as várias empresas e prestadores de diversos serviços, contribui com a arrecadação de impostos e também a geração de empregos. Além também criam um horizonte de expectativa positiva para o município, como destaca Hiler Felix, lembrando o Centro Empresarial planejado para o setor Sete do município, no bairro Alegre, e a possível implantação de um contorno rodoviário ligando a rodovia MG 760 à BR 381, passando pelo Setor Sete, que, também vai tirar o trânsito pesado dos principais corredores comerciais do município, ,

 

Texto: Júlio Oliveira