Uso de máscaras em locais fechados não é mais obrigatório em Timóteo
O uso obrigatório de máscara permanece para pacientes em casos sintomáticos, positivos; para pacientes com comorbidades; e profissionais da saúde em ambiente de trabalho e pessoas em circulação nos ambientes assistenciais à saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo publicou a nota informativa 001/2022 que desobriga o uso das máscaras em ambiente fechado para todo o território municipal, conforme decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. A medida passou a valer a partir desta segunda-feira, dia 4 de Abril.
A Secretaria ressalta que o cenário epidemiológico no Brasil, no estado de Minas Gerais e no Município de Timóteo registram há algum tempo queda acentuada no número de casos positivos para o coronavírus, bem como o isolamento domiciliar, além da queda das internações e óbitos pela doença.
A deliberação também leva em conta a intensificação das ações de vacinação e o aumento progressivo da cobertura vacinal contra a Covid-19 na população acima de 18 anos com duas doses e o gradativo aumento do número de vacinados com a dose de reforço, além do início da vacinação da 2ª dose de reforço para o público acima de 80 anos a partir da próxima quarta-feira, dia 6.
Outro ponto mencionado pela Secretaria é a implementação da vacinação de crianças e adolescentes acima de 5 (cinco) anos de idade, incluindo o início da oferta da segunda dose, bem como a implementação de estratégias que viabilizaram a disponibilização dos imunizantes contra Covid-19 à população e o início da campanha de vacinação contra a Influenza a partir deste mês de Abril, “que é uma das medidas eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe e o colapso dos serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”.
Em contrapartida, o uso obrigatório de máscara permanece para pacientes em casos sintomáticos, positivos (independente de sintomas) e ou contato de caso positivo, em concordância com a Nota Técnica nº 04/SES/COES Minas Covid-19/2022 “Atualização Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 (Covid-19)”; para pacientes com comorbidades de acordo com grupo estabelecido para o agravo Covid-19: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, síndrome de down, cirrose hepática). Os profissionais de saúde em ambiente de trabalho (em atividade) e pessoas em circulação nos ambientes assistenciais à saúde também devem continuar adotando o uso da máscara.
Horário estendido de vacinação
Neste mês de Abril, todas as terças e quartas-feiras o Centro João Otávio terá horário especial de vacinação contra a Covid-19, entre 17h30 às 21h; contra a Influenza, para idosos com idade igual ou superior a 60 anos; e Sarampo, voltada para atender os trabalhadores da saúde que estão na ativa.
Nas festividades em comemoração aos 58 Anos de emancipação política e administrativa de Timóteo, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida vai disponibilizar nos locais dos shows o “Vacinamóvel” para atender ao público que ainda não completou o esquema vacinal. Para se vacinar a pessoa deve apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com CPF. Também durante este mês o Vacinamóvel vai percorrer as comunidades mais distantes como o Petrópolis, Licuri, Celeste, Santa Terezinha e Recanto Verde para atualizar as doses dos moradores.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Timóteo