Jeep lança Compass 4xe para iniciar a eletrificação da marca no Brasil

Modelo importado da Itália tem preço sugerido de R$ 350 mil em versão única

 

A Jeep acaba de lançar o Compass 4xe, primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil. Importado da Itália, o SUV estreia por R$  349.990, em versão única S Design. O lote previsto para este ano é de 1 mil unidades.

O 4xe chega justamente no dia que é celebrado o Dia do 4×4, numa brincadeira com a combinação do calendário, 4 de abril. O modelo combina dois motores elétricos com a unidade T270 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Um desses módulos é montado junto ao bloco a combustão. Ele atua como gerador de carga para as baterias e assume o papel de alternador e arranque, para reduzir consumo.

Já o segundo motor elétrico é instalado sobre o eixo traseiro. Essa unidade eleva a potência combinada para 240 cv. Já seu torque é de 25 kgfm. Dessa forma, no modo híbrido 4×4, o Compass 4xe entrega até 52 kgfm, o que garante uma oferta de força surpreendente no off-road e também no uso rodoviário.

Autonomia do 4xe

Em termos de eficiência, a marca declara valores superlativos. De acordo com executivos da Stellantis, o consumo médio do SUV, abastecido com gasolina, é de 25 km/l. No entanto, a marca garante que é possível atingir médias de até 50 km/l. Já a autonomia é de 900 km.

A carga da bateria é gerada pelo motor elétrico dianteiro. Segundo a marca, o sistema elétrico nunca deixa que a bateria se esgote. Ela reserva pelo menos 19% para garantir tração nas rodas traseiras. No entanto, o Jeep ainda conta com conector de recarga, que permite plugar na rede doméstica (220V) ou no carregador do tipo Wallbox.

O tempo de recarga numa tomada comum é de 5 horas. Já no carregador é permitido recuperar a energia das pilhas em apenas 1h30. De acordo com o fabricante, a autonomia no modo elétrico é de até 44 km e a velocidade máxima na eletricidade é de 130 km/h.

Para este ano, a Jeep ainda irá lançar o Grand Cherokee 4xe. O jipão de luxo deverá estrear até o segundo semestre.

 

Texto: Marcelo Ramos

%d blogueiros gostam disto: